Decorar uma cozinha com pastilhas coloridas certamente é uma ideia que surgiu e deu certo, pois com essas pequenas peças vitrificadas é possível fazer trabalhos espetaculares, não apenas no revestimento de parede na cozinha, como também nos balcões e também no revestimento do banheiro.








Pastilhas vitrificadas – as pastilhas vitrificadas que são as mais preferidas no mercado, são encontradas em cores bem diversas, o que contribui com qualquer trabalho decorativo, e com isso, tanto elas podem ser colocadas nas quatro paredes como em apenas uma parede que se destaca melhor, mas para isso, certamente será preciso formular um projeto decorativo para se saber com antecedência como poderá ficar.

Por conta das opções em cores para as pastilhas, podemos fazer várias composições nos detalhes, com técnicas de mosaico ou degradé, com ideias inteligentes que valorizam ainda mais a decoração combinando todos os itens do ambiente entre si.








Existem muitas vantagens em usar as pastilhas coloridas na cozinha, mas é preciso saber decidir-se pelas cores mais apropriadas ao ambiente, uma vez que a cozinha é um dos ambientes do imóvel que exige maior luminosidade natural, e por conta disso, a opção por cores de pastilhas com tonalidades suaves sempre será a melhor escolha.

Uma das muitas vantagens desse material como revestimento é que por serem pastilhas vitrificadas, elas não perdem o brilho, uma desvantagem que outros materiais podem apresentar. Além disso, esse revestimento é bastante resistente a ação de produtos químicos e pela ótima absorção que apresentam também resistem a umidade e o contato com a água, sem perder a qualidade.

Outro ponto positivo do uso de pastilhas no revestimento é que elas são muito fáceis de limpar, uma vez que não acumulam sujeira, não encardem e por isso, basta uma flanela umedecida para uma limpeza prática e rápida. E para quem desejar, essas pastilhas podem ser colocadas também no piso, uma vez que elas suportam grande tráfego.

cozinha com pastilhas coloridas azuis

Imagem 2 – Se você está querendo decorar sua cozinha e para isso está em busca de dicas do que fazer, aqui você terá algumas ótimas dicas pra servir de inspiração, ótimas dicas de decorações com pastilhas em diferentes formas, começando por esta abaixo com pastilhas em tons de vermelho escuro, super linda.

cozinha com pastilhas coloridas com tons de vermelho

Imagem 3 – Esta aqui está com as pastilhas em um tamanho maior, em vermelho e verde escuro, todas combinadas, deu um toque especial à decoração da cozinha, com os móveis brancos e eletrodomésticos em inox pratas, ficou muito legal porque ela realmente deu o destaque na cozinha.

cozinha com pastilhas coloridas de apartamento

Imagem 4 – Para quem gosta de uma decoração mais colorida, bem alegre, a dica é usar pastilhas bem coloridas, como estas usadas abaixo, todas bem coloridas, com tons de vermelho combinando com o granito da pia, e os armários em madeira escura tiveram destaque com as cores, ficou perfeito.

cozinha com pastilhas coloridas decoração Vintage

Imagem 5 – Aqui as pastilhas também foram optadas por cores bem chamativas combinadas, mas estas combinadas com pastilhas brancas ficaram mais discretas, mas mesmo assim foram o destaque na cozinha com os móveis brancos, ficou muito bonita também.

cozinha com pastilhas coloridas discretas

Desvantagens – com respeito às desvantagens em usar as pastilhas vitrificadas, podemos dizer que essas ficam por conta apenas do custo do material e mão de obra, uma vez que em relação a outros revestimentos, as pastilhas têm um valor mais elevado, e por apresentar algumas complicações na colocação, é necessário mesmo, um bom profissional.

cozinha com pastilhas coloridas e azulejos estampados

Imagem 7 – Nesta cozinha aqui, ao invés de pastilhas, foram utilizados azulejos estampados e coloridos para decorar a cozinha e dar um toque especial, na ilha que é super moderna e atualmente muito usada nas decorações e também na parede do armário maior suspenso.

cozinha com pastilhas coloridas e cerâmica linda dica

Imagem 8 – Em cozinhas pequenas, uma ótima dica é utilizar cores claras, de preferência a cor branca, nos móveis e decorativos, para dar um efeito de amplitude nos cômodos, e esta cozinha abaixo foi assim, com móveis e paredes na cor branca, apenas a parede revestida com pastilhas que ficou colorida, mas com cores em tons pastéis, bem clarinhas, muito legal.

cozinha com pastilhas coloridas em cores claras

Imagem 9 – Na imagem abaixo há mais uma decoração de cozinha com móveis em preto e branco e os eletrodomésticos em inox, a parede revestida em pastilhas de diferentes tamanhos, grandes e pequenas, com diferentes cores também, ficou muito legal e bonita também.

cozinha com pastilhas coloridas em cores fortes

Pastilhas combinando em cores com os móveis fica perfeito

cozinha com pastilhas coloridas escuras

Pastilhas adesivas – até aqui temos falado sobre as pastilhas vitrificadas, mas também precisamos lembrar que existem as pastilhas adesivas, uma boa ideia para quem mora em imóveis alugados, uma vez que são mais baratas e podem ser aplicadas a parede sem dificuldades e sem necessidade de pagar por mão de obra profissional.

Essas pastilhas são produzidas com resina de poliuretano, sendo muito resistentes aos raios ultra-violeta e também a umidade. Essas pastilhas tem uma durabilidade mínima de 2 anos quando aplicadas em áreas sem umidade, e 5 anos quando aplicadas em áreas com umidade.

Uma das vantagens dessa pastilha é que ela pode ser aplicada em qualquer superfície lisa, seja sobre outra cerâmica, sobre o porcelanato, MDF, vidro, paredes pintadas com tinta epóxi, látex ou acrílica e em paredes massadas.

Com isso, na cozinha podemos fazer um trabalho bem criativo, com os detalhes que acharmos melhor, seja revestindo paredes ou quem sabe um balcão.

Essas pastilhas são fornecidas no mercado em placas de 30 X 30 cm, e já trazem o adesivo, dispensando argamassa ou cola para pastilhas.

Como colocar as pastilhas adesivas – para colocar as pastilhas adesivas que também trazem cores diversas, basta retirar o plástico de proteção e aplicar direto sobre a parede pressionando para aderir corretamente e formar os detalhes com cores variadas conforme os planos.

cozinha com pastilhas coloridas preta, branca e cinza

Imagem 12 – A maioria das mulheres ama decorar suas cozinhas com seu jeitinho, com os móveis do gosto delas, utensílios e também decoração, e esta decoração abaixo é uma dica perfeita para elas que gostam de tudo bem feminino e delicado em suas cozinhas, com o detalhe de pastilhas rosas destacando a parede, em tamanhos maiores, ficou lindo.

cozinha com pastilhas coloridas rosa

Imagem 13 – Combinar as pastilhas com as cores dos móveis e utensílios usados na cozinha fica lindo também, deixa a decoração em harmonia, principalmente se forem cores bem alegres como nesta cozinha inspiradora abaixo, com os móveis em madeira clara com detalhes em laranja e as pastilhas combinando, ficou linda mesmo.

cozinha com pastilhas coloridas toque Vintage

Imagem 14 – E você pode optar também, por destacar apenas uma pequena parte na parede com pastilhas, ou então, revestir boa parte da cozinha com as pastilhas, como foi feito nesta decoração abaixo, forrando uma parede inteira e também a parede da ilha, e as pastilhas em tons de vermelho apenas, pra não ficar tão carregado com muitas cores.

cozinha com pastilhas coloridas vermelhas e laranjas

Imagem 15 – Quando você usa pastilhas coloridas neste estilo, com as cores todas espalhadas e combinadas, você pode ainda combinar uma cor de destaque em uma parede próxima à parede de pastilhas, uma cor que esteja em destaque nas pastilhas, como por exemplo aqui foi o laranja, veja como ficou legal com a parede toda laranja próximo às pastilhas, ficou perfeito.

cozinha com pastilhas coloridas

Por ser no ambiente da cozinha, é preciso apenas ter cuidado para que as paredes estejam devidamente limpas e livres da gordura, uma vez que os vestígios dessa sujeira poderão comprometer a qualidade do trabalho evitando uma aderência correta.

Bom, com respeito ao trabalho que podemos fazer com esses materiais, tanto as pastilhas vitrificadas como as pastilhas adesivas, as possibilidades são incríveis e inúmeras, mas é imprescindível que se busque por um projeto para não errar, seja para um trabalho feito por um profissional capacitado ou, no caso das pastilhas adesivas, um trabalho próprio.

Além dessas pastilhas, ainda temos as pastilhas de cerâmica e as pastilhas de inox, porém apesar das qualidades não são as mais preferidas do público.

Seja um ambiente de cozinha mais compacto ou bem amplo, as pastilhas com seu colorido variado vai confirmar a sofisticação o local atraente, moderno e cheio de vida, desde que o trabalho seja bem planejado.

Se buscarmos pelos sites especializados em decoração na internet, vamos encontrar muitas ideias de decoração com essas pastilhas, vale a pena conferir para tirar qualquer dúvida.

cozinha decorada com pastilhas coloridas diferenciadas

Imagem 17 – Ou então fazer como foi feito aqui, combinar a cor do granito da pia com alguma cor que teve destaque na parede com as pastilhas, ou então qualquer outra cor que você goste nas pastilhas e escolha dar destaque, aqui foi o vermelho, mas poderia ser o azul escuro, amarelo, vai depender do que você preferir, independente de qual escolher, fica muito lindo.

cozinha decorada com pastilhas coloridas

Imagem 18 – Quando você opta por usar pastilhas coloridas na sua cozinha, pra dar aquela destacada e um toque chamativo à cozinha, você geralmente deixa elas todas espalhadas, com as cores bem misturadas, mas e que tal combinar as cores desta forma abaixo? Em fileiras na horizontal, maiores ou menores, em apenas uma cor de cada vez, fica lindo também.

decoração em cozinha com pastilhas coloridas

Imagem 19 – Você pode optar por meio que combinar as pastilhas com as core dos seus móveis e decorativos na cozinha, ou optar por pastilhas bem coloridas e destacadas, ou então por cores discretas, que não combinem, mas que também não chamem tanta atenção, como foi feito aqui.

SANYO DIGITAL CAMERA

As pastilhas coloridas são as melhores pra deixar o ambiente mais alegre

modelos de cozinha com pastilhas coloridas

Depois disso então, busque pelas lojas de materiais de construção para conhecer de perto as melhores opções em cores e os valores. Faça então seus planos e busque por um projeto decorativo para saber o que comprar e por fim, se as pastilhas vitrificadas que precisam de um profissional para o trabalho de colocação, não existe em buscar pelo melhor.

Imagem 22 – E para quem não quiser ter que fazer um pouco de bagunça com a instalação das pastilhas, pode optar por um papel de parede como este abaixo usado na bancada, que imita pastilhas estampadas coloridas, fica lindo também e facilita na hora da instalação, sem sujeira e mais praticidade.

Imagem 23 – Existem também tantos modelos de pastilhas diferentes, algumas maiores, outras maiores, em vidro, com pedras e cristal, espelhadas, são várias opções pra você escolher aquela que mais gostar e achar que combine com sua cozinha e seja de qualidade é claro.

Decoração retrô ou atemporal estilos anos 60 está em alta

Imagem 26 – Quando você combina as pastilhas coloridas com uma maioria de pastilhas brancas, a parede não fica tão chamativa assim, caso os móveis da sua cozinha forem brancos também é claro, pois por exemplo se forem pretos, a parede com certeza irá sim dar destaque ao cômodo.

Imagem 28 – Nesta decoração abaixo, os azulejos utilizados para a decoração, foram azulejos bem diferenciados, com estampas alegres e bem coloridas, dando destaque à decoração da cozinha e também combinando com os móveis que possuem detalhes em amarelo no armário de canto suspenso.

Imagem 30 – Aqui a decoração foi mais para o lado retrô ou vintage, com a parede revestida com pastilhas grandes em branco e preto bem anis 60 combinado com o vermelho, a ilha revestida com os azulejos estampados e coloridos, a combinação ficou linda, muito legal mesmo.

Imagem 32 – Na imagem abaixo há esta bela decoração de cozinha, toda muito colorida, com os móveis pretos, com a famosa ilha que está sendo muito usada, com a mesa embutida que também está em alta, a parede revestida com os azulejos estampados e coloridos, a geladeira laranja, deram destaque ao preto dos móveis, ficou perfeito.

Imagem 34 – Para encerrar com chave de ouro, esta decoração abaixo com pastilhas em laranja e tons de amarelo, duas cores tendências combinadas, ficou um arraso, e deu um toque especial à decoração com móveis brancos, e os utensílios combinando, ficou muito legal mesmo.








Leia também...