Na hora de decorar, saber definir o melhor modelo de balcão de cozinha rústica vai fazer grande diferença para valorizar o estilo dessa decoração, e apesar dos estilos mais modernos, quando bem planejada uma decoração rústica colabora para deixar esse ambiente apaixonante e agradar a todos que o visitam.








Quando se pensa em uma decoração rústica para a cozinha, bom mesmo é que este ambiente seja mais amplo, o que vai garantir maior originalidade ao local combinando com todos os móveis no mesmo estilo, sejam os armários diversos, a mesa com as cadeiras e então um balcão apropriado aos espaços do ambiente de preferência com uma ampla pedra de granito ou mármore.

Um balcão de cozinha rústica também fica muito bem se usarmos os tijolos aparentes que dão a decoração um toque de simplicidade e singularidade, e, melhor ainda se usarmos os tampos de madeira na sua cor natural, ou mesmo com um revestimento incolor para facilitar a limpeza.








Ainda podemos aproveitar a madeira de demolição para fazer esses balcões, e não apenas os balcões, mas também os demais móveis que vão compor essa decoração, pois esse tipo de madeira está em alta em nossos dias e deixa os móveis com uma aparência bem original para garantir uma decoração no verdadeiro estilo rústico.

Alguns cuidados que devemos ter ao escolher um balcão de cozinha rústica:

  • Busque por um modelo atraente e que não sobrecarregue o ambiente
  • Escolha um modelo condizente com os espaços no ambiente
  • Na medida do possível, dê preferência para móveis fabricados com material alternativo que imita a madeira

Em nossos dias, o estilo rústico está entre os preferidos na decoração dos ambientes residenciais inclusive para a cozinha. Veja que na imagem abaixo, os móveis que fazem parte na decoração garantem um bonito visual sem sobrecarregar o ambiente, mesmo com a bancada com ilha feita em madeira maciça.

Nossa próxima imagem vem oferecendo uma linda decoração que apesar de oferecer um visual mais rústico, é bem moderna com as pastilhas decorativas fazendo a diferença juntamente com os tampos de granito. Essa decoração é  ideal para ambientes mais amplos.

Mais um exemplo de decoração onde o estilo rústico do balcão e mais os azulejos portugueses nos remetem a tempos idos. Como podemos observar, a cozinha é bem pequena, mas muito charmosa, uma vez que a rusticidade da madeira não chega a ser o destaque no ambiente.

Para quem quiser investir pesado em uma decoração rústica para a cozinha, certamente que as ideias não faltam para que o ambiente se torne atraente e funcional. Inspire-se nesse modelo de decoração feita possivelmente com o Pinus que é de reflorestamento, madeira muito parecida com o Pinheiro Araucária. 

Outro exemplo muito elegante de decoração de cozinha com estilo rústico que certamente cai no agrado de muita gente. Para os móveis foram usados os materiais diferenciados como tijolos de dois furos, pastilhas e também a madeira, além de um revestimento de parede que também contribui na decoração.

Outro modelo de cozinha onde não apenas o balcão como todos os demais móveis foram cuidadosamente projetados e fabricados para caracterizar o estilo rústico. Como podemos perceber, o visual é tão original que tem até um tronco de árvore no canto direito da bancada com tampo de granito.

Outra imagem com balcão de cozinha rústica para quem desejar se inspirar antes de decidir o que ficará melhor. Nesse modelo de decoração bem original, com balcões de pedra, e também os balcões de madeira o visual não deixa nenhuma dúvida sobre o estilo escolhido para decorar a cozinha.

Na imagem abaixo temos mais uma cozinha bem decorada trazendo as prateleiras e o balcão com o corpo em madeira de demolição que confirma a originalidade para a decoração. O balcão ainda traz um tampo que possivelmente é de pedra de granito ou material similar.

Na imagem abaixo, outro modelo de decoração perfeita, agora mais sóbria, mas sem deixar de mostrar um pouco do estilo rústico da madeira. Como podemos ver, o balcão traz um bonito visual com as cores características da madeira maciça combinando com um revestimento diferente nas laterais e mais uma placa de vidro como tampo.

 

Outro exemplo bem elegante de cozinha decorada com um estilo rústico, onde cada item combina muito bem no ambiente. Como é possível perceber, os balcões em madeira trazem um tampo branco, possivelmente de mármore ou algum material similar, tudo para confirmar um visual bem original.

Mais um exemplo bem original de decoração rústica com balcão de madeira e um tampo com material alternativo. Além do balcão ainda entre os móveis temos o fogão a moda antiga feito de tijolos e revestidos com o azulejo tipo português, um exemplo bem típico de decoração rústica.

Na imagem seguinte temos um balcão de cozinha rústica que combina a madeira maciça com o concreto. Nessa cozinha bem ampla, podemos ver que praticamente não existem outros armários, senão as prateleiras fixas em uma parede de treliça, mas o balcão mais ao centro é bastante amplo e bem elegante.

Outro modelo de cozinha pequena e bem simpática onde as cores da madeira original confirmam o estilo da decoração. Como podemos perceber, cada balcão oferece o mesmo visual da madeira e, além disso, trazem um tampo feito de material alternativo como pedra ou mesmo em aço.

Outro modelo de cozinha decorada onde o estilo rústico é levado a sério. A combinação é perfeita com a madeira de demolição e as pedras de granito dando o ar da graça para deixar a cozinha espetacular com cada item entre os móveis cuidadosamente fabricados.

Em nossos dias, as cozinhas em tamanho pequeno são cada vez mais comum nos imóveis modernos, quando também a integração de espaços se torna necessário para facilitar a decoração. Na imagem abaixo, mais um modelo de decoração onde vemos o balcão rústico dividindo os ambientes.

Agora, o que vemos nessa decoração rústica, não é a madeira e sim os tijolos a vista que aparecem na bancada que separa o ambiente da cozinha com a sala. Como podemos perceber a integração dos ambientes possibilita maior luminosidade natural aos ambientes, um diferencial que contribui para esse estilo de decoração.

Na imagem abaixo, um modelo de decoração de cozinha, muito simples, mas bastante charmosa com a parede marrom de alvenaria contribuindo com o visual mais rústico. Com respeito ao balcão, praticamente ele não aparece, mas deduzimos que seja construído em alvenaria para que sua parte inferior fique oculta com a cortina de tecido estampado.

Nossa próxima imagem, mais um modelo de decoração trazendo um balcão de cozinha rústica projetado com seriedade, mas mesmo assim, podemos perceber que existe um mix de estilos combinando muito bem com o moderno. Veja que apenas o balcão com as banquetas é que seguem o estilo rústico.

Na imagem abaixo, mais um modelo de decoração de cozinha para quem desejar unir o rústico com o moderno e garantir a sobriedade no visual da cozinha. Como podemos perceber, trata-se de mais um modelo de cozinha compacto, onde as cores da madeira original no balcão e na parede deixam a decoração bem alegre.

Então, se você tem planos de equipar seu imóvel levando um balcão de cozinha rústica para a decoração, certifique-se que toda a mobília do ambiente vai condizer com o estilo, ou então faça uma combinação de estilos evitando que o ambiente fique muito carregado.








Leia também...