Chá para ajudar a menstruar tire o atraso da menstruação


Conhecer as receitas de chá para ajudar a menstruação descer é muito útil, pois somente as mulheres podem saber dos transtornos que enfrentam nessa época do mês, e pior ainda quando o ciclo menstrual desregula e fica só na embromação, porém, para maior segurança de cada mulher, melhor é buscar antes pela ajuda de um ginecologista para saber o que está acontecendo.

É preciso ter muito cuidado com o tipo de chá a usar, pois algumas espécies têm propriedades abortivas, e no caso de uma menstruação atrasar, isso pode ser indício de gravidez, e se formos pensar nesses cuidados, quem sabe o único chá recomendável com segurança seja o chá de canela em pau.

Causas do Atraso

Dizemos que quando a menstruação atrasa por 3 meses seguidos, acontece a amenorréia, que é a falta da menstruação. E descartada a possibilidade de gravidez, existem vários outros fatores que podem ser a causa deste problema:

Estresse e ansiedade – Comum na vida da mulher moderna, e fatores emocionais tem forte influência no atraso da menstruação. Pois acaba desequilibrando a produção hormonal, a qual é diretamente regulada pela parte do cérebro chamada hipotálamo. E neste caso pode acontecer a falta de ovulação.

Infecções e outros tipos de doenças – Nem precisam ser graves, mas as vezes até mesmo uma virose poderá evitar a menstruação.

Interrupção da pílula – é comum acontecer a amenorréia após longo tempo de uso de anticoncepcionais.

Erro de cálculo por ciclo irregular – especialmente quem tem ciclo irregular, pode se perder nos cálculos.

Ganho ou perda excessiva de peso – também são motivos.

Obesidade – Muita massa adiposa aumenta a produção do estrogênio o que é necessário para a ovulação, porém se houver excesso provocará a falta de menstruação.

Excesso de atividade física – O estresse, o alto gasto de energia e a baixa taxa de gordura corporal podem ser causadores da falta de menstruação.

Hipo ou hipertireoidismo – desequilíbrio da tireóide – Quando esta glândula está em desequilíbrio hormonal, pode acontece a amenorreia.

Amamentação – É normal, especialmente nos primeiros meses da amamentação não aparecer a menstruação.

Síndrome de ovários policísticos – O atraso ou desregulação do ciclo menstrual é comum para mulheres com este problema.

Menopausa – A desregra menstrual é um dos sintomas da menopausa.

Desregulação do início do ciclo menstrual – Nos primeiros anos após a menarca, é normal a desregulação no ciclo.

Chá de Canela

A canela tem poder de contração das paredes uterinas, e por isso acaba sendo um dos chás mais indicados para fazer descer a menstruação.

No entanto, somente deve ser usada em casos em que existe a certeza de ‘uma não gravidez’, pois tem poder abortivo.

O uso da canela é muito simples:

Ingredientes:

1 canela em pau

1 xícara de água

Coloque a canela para ferver juntamente com a água por 5 minutos. Desligue, deixe amornar e tome. Se preferir poderá usar um pouco de açúcar.

Existem ainda outras maneiras de usar a canela, entre elas com leite e mel, sobre a aveia com banana e por ai vai. Mas o fato é que tem um poder muito grande nessa questão de distúrbios menstruais, pelo fato de reduzir a prostaglandina e aumentar os níveis de endorfina melhorando a circulação do sangue. Seu uso deve ser regular.

Chá de Arruda

Esta é outra planta conhecida como emenagoga, pelo fato de fazer descer a menstruação, pelo fato de provocar a contração uterina. Mas também ameniza a dor, proporcionando mais conforto.

Terminantemente proibida, caso haja gravidez, pois é abortiva e pode causar hemorragia, certamente.

Ingredientes:

1 litro de água

1 punhado de arruda fresca

Ferva os ingredientes juntos e tampe, deixando em infusão por 30 minutos. Depois é só tomar de 3 a 4 xícaras por dia.

Dá para agregar a este chá a canela ou alecrim também.

Chá de Angélica

Com propriedades que agem diretamente no sistema nervoso e também sedativas, estimulantes, carminativas e estimulantes, esta planta ajuda muito na regulação menstrual.

Ingredientes:

800ml de água fervente

20 gr de raiz de angélica

Deixe ferver por 5 minutos, retire e deixe amornar. Em seguida beba várias vezes ao dia.

Chá de Agoniada

Planta medicinal para regular o ciclo menstrual e aliviar as cólicas.

No entanto não deve ser usado por mulheres grávidas e em período de amamentação. E também não deve ser usada em excesso, pois poderá resultar em esterilidade,  aborto, hemorragia, diarreia e até a morte.

Ingredientes:

10 gr de casca ou flores de agoniada

1 litro de água

Coloque os ingredientes e deixe ferver por 10 minutos. Então coe e tome 4 vezes ao dia.

Chá de Folhas de Louro

O Louro é uma planta que traz muitas propriedades benéficas para a saúde, e entre elas a de acalmar as cólicas menstruais e regularizar o fluxo menstrual.

Ingredientes:

3 a 4 folhas de louro

1 xícara de água fervente

Coloque as folhas na agua quente e deixe em infusão por uns 10 minutos. Depois é só tomar.

Alimentos que Também Contribuem

Pois é, você sabe que a alimentação tem influência direta para aliviar os sintomas da menstruação. Todos aqueles sintomas que vem junto com a menstruação como cólicas, inchaço, cansaço e a própria tensão pré menstrual podem ser aliviados a parti do que você põe no seu prato, nesses dias.

Então conheça alguns alimentos:

Banana – rica em magnésio, potássio, rica em vitamina B6, previne a retenção de líquido e a sensação de inchaço.

Melancia – uma ótima maneira de substituir os alimentos doces industrializados além de que repõe nutrientes perdidos, e libera as toxinas.

Pão integral – Ajuda na redução da tensão muscular, devido ao magnésio. Também combate a depressão e cansaço devido as vitaminas E e B.

Laranja – um alimento que dispensa cálcio e vitamina D, o que permite o alívio da ansiedade e e tristeza, regulando o nível das enzimas liberadoras da serotonina , este que é um neurotransmissor que melhora o humor.

Manteiga de amêndoas – rica em fibras e proteínas, ajuda no controle dos desejos por doces e frituras.

Chocolate – Acredite, que realmente essa guloseima ajuda sim, acionando partes do cérebro que tem a ver com o prazer, garantindo maior disposição. É preferível as versões amargas ou meio amargas.

Então é isso, agora você já sabe  o que fazer de Chá para ajudar a menstruar e também sobre alguns alimentos que podem ser seus aliados nesses dias tão aterrorizantes na vida das mulheres. Faça de tudo para enfrentar esses dias com mais tranquilidade.