Chá para Baixar a Ferritina Alta, Nomes, como fazer


Quando ingerimos uma alimentação errada, ficamos sujeitos a variadas doenças que podem atacar o organismo, algumas fáceis de serem tratadas, outras, infelizmente causam danos que podem se tornar irreversíveis.

Entre os riscos que podemos enfrentar está a Ferritina Alta que por vezes tem a ver com o excesso de ferro no organismo e também isso, pode causar muitos transtornos. Por conta disso, é preciso ficar atento e fazer exames de sangue regularmente, especialmente quando existe algum histórico na família.

Quando os níveis de ferro no organismo estão altos, podemos fazer uso de alguns tipos de chá para baixar a Ferratina alta e normalizar esses níveis. Sobre isso, vamos agora tecer alguns comentários para quem se interessar.

O que é Ferritina

A Ferritina é uma proteína produzida pelo Fígado sendo a responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Muita gente se engana quando acredita que a Ferritina alta é o excesso de ferro no organismo, mas isso, nem sempre é assim, pois também pode ser indícios de alguma inflamação ou infecção que podem estar associadas a algum tipo de doença.

Causas principais

Entre as causas mais comuns para o aumento nos níveis da Ferritina no organismos estão:

  • Síndrome metabólica que acontece por conta do aumento da incidência da Obesidade, acúmulo de gordura no fígado e diabetes,
  • Alcoolismo,
  • Doença renal crônica,
  • Doença hepática como a hepatite C,
  • Anemia hemolítica crônica,
  • Doença de Hodgkin,
  • Doença genética associada ao acúmulo de ferro no organismo (hemocromatose hereditária,
  • Sobrecarga de ferro por conta de transfusões,
  • Leucemia,
  • Entre outras causas

Sintomas Observados

Entre os principais sintomas que podem ser percebidos em um indivíduo com Ferritina alta estão:

  • Sensação de cansaço,
  • Sensação de fraqueza,
  • Dor abdominal,
  • Impotência,
  • Perda de peso,
  • Dores nas articulações,
  • Arritmia cardíaca,
  • Inchaços no corpo,
  • Alterações no ciclo menstrual,
  • Atrofia testicular,
  • Queda de cabelos.

O Consumo dos Alimentos

É importante que você saiba que antes de começar consumir os chá recomendados é importante que você pare ou diminua drasticamente com os alimentos que elevam a sua ferritina, como carnes, vegetais verde escuro e outro, assim você fará um tratamento de sucesso e terá ótimos resultados em sua vida.

Chá verde

Entre as opções em chá para baixar a Ferratina alta no organismo podemos indicar o chá Verde que em sua composição contém os Taninos, uma substância muito útil para impedir que o ferro seja absorvido pelo organismo.

Segundo alguns especialista, a ingestão de chá Verde antes das principais refeições ou mesmo logo após essas refeições pode diminuir entre 75% a 80% a absorção do ferro pelo organismo.

Como preparar o chá – providencie 1 colher (chá) de folhas de chá Verde para 200 ml de água.

Leve a água para ferver e assim que levantar fervura, retire do fogo e então acrescente a erva para deixar agir por 15 a 20 minutos em recipiente fechado. Passado esse tempo, é só coar e beber ainda quente ou morno.

Atenção – apesar dos benefícios que o chá Verde pode apresentar, quando usado em excesso ele pode ser nocivo.

Esse chá não deve ser ingerido por mulheres no período de gestação ou que estejam amamentando.

Chá Mate

Assim como o chá Verde, o Chá mate também contém os Taninos em sua composição e por isso, pode ser recomendado como chá para baixar a Ferratina alta.

Bastante conhecido no mercado, esse chá tem sido usado por aqueles que pretendem fazer regimes para emagrecer. Porém, apesar de seus benefícios, ele pode ser muito nocivo quando ingerido em excessos.

Fique atento para o seguinte: se após a ingestão do chá, ocorrer algum tipo de queimação no estômago ou mesmo a azia, isso é sinal de que ele não serve para o teu organismo e por isso, deverá abandoná-lo e buscar por outro tipo de chá para sua dieta, mesmo para o caso de diminuir a Ferratina.

Como preparar o chá Mate – coloque 1 xícara de água para ferver e assim que levantar fervura, retire do fogo e acrescente 1 colher (chá) da erva seca e deixe agir por infusão com o recipiente bem fechado por um período de 15 minutos.

Passado esse tempo, coe e beba. Esse chá pode ser ingerido pouco antes das principais refeições ou logo após essas refeições.

Chá de Boldo

O chá de Boldo é um excelente aliado do fígado e por isso, também pode contribuir para ajudar a baixar os níveis de ferratina no organismo.

Como preparar o chá de boldo – providencie 1 folha de boldo fresca para 150 ml de água.

Deixe a água ferver e quando levantar fervura, retire do fogo e acrescente a folha da erva para deixar agir em infusão por 15 minutos com o recipiente bem fechado.

Passado esse tempo, é só coar e beber. A recomendação para o uso desse chá é a ingestão de no máximo 5 xícaras ao longo do dia.

Atenção – apesar de seus benefícios, o chá e Boldo é contra-indicado nas seguintes situações:

  • Para pessoas com complicações na vesícula biliar,
  • Para mulheres no período de gestação, especialmente no primeiro trimestre de gravidez, pois existe riscos de aborto ou má formação do feto.

TAMBÉM PODE AJUDAR – Além do chá para baixar a Ferratina alta no organismo é preciso optar por uma dieta saudável e isso implica também em deixar de lado os alimentos ricos em ferro. Mas para isso, é preciso entender de que não é necessário abster-se totalmente dos alimentos que contém ferro, apenas precisamos seguir algumas regras, veja a seguir:

Alimentos como a carne entre os produtos de origem animal na forma “Heme” são mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Enquanto isso, aqueles alimentos que contém ferro na forma “Não Heme” tem sua absorção mais lenta e, nesse caso, podem ser consumidos com menos riscos como é o caso dos alimentos de origem vegetal.

Além disso, deve-se consumir menos aqueles alimentos que contribuem com a absorção do ferro pelo organismo como é o caso do chá preto, o leite e as frutas cítricas que são muito ricas em vitamina C.