Como apertar a cintura de uma saia, dicas de costureira


Hoje vamos falar da questão como apertar a cintura de uma saia quando esta está muito larga, sem que esta perca sua forma original, e continue valorizando as curvas da mulher. É comum acontecer de a mulher emagrecer e por isso, precisar ajustar a saia antes que esta fique caindo.

Felizmente existem várias maneiras de você dar um jeitinho legal nesta peça, para que ela volte a te vestir com elegância e conforto. Por isso, vamos dar aqui algumas dicas que com certeza lhe serão bastante úteis:

Passo a passo

  1. Corte uma tira de gorgurão, preferencialmente, na medida da sua cintura e passe com o ferro e a ajuda de um pano úmido, somente de um lado da tira, fazendo com que estique bem.

  2. Agora coloque a tira na cintura, vista a saia e mantenha a peça bem alinhada. Ajeite-a para cima e para baixo até ficar tudo certinho.

  3. Faça as pences na cintura onde elas ficam naturalmente.

  4. Cuide para que as costuras laterais fiquem levemente para trás.

  5. Agora, você deverá com a ajuda de alfinetes, prender a saia na fita, até que fique tudo bem uniforme.

  6. Agora faça um alinhavo para segurar a saia na tira.

  7. Marque bem cada pence e retire o gorgurão.

como apertar a cintura de uma saia com cos de elastico

saiba como apertar a cintura de uma saia

2ª maneira de apertar a cintura de uma saia

  1. Então, vire sua saia do lado avesso, vista e com alfinetes ajuste para ficar na medida da sua cintura.

  2. Então, tire a saia com cuidado para não ferir sua pele com os alfinetes, e agora faça um alinhavo com linha e agulha.

  3. Retire os alfinetes e vista novamente para perceber se tudo está na medida certa.

  4. Faça ajustes, se necessário.

  5. Certifique-se de que sua saia não ficará torta.

  6. Então, passe para a máquina para fazer a costura definitiva.

Por outro lado, precisamos pensar que existem várias versões de saias não é mesmo? E cada uma pode precisar de um jeito diferente para que este conserto fique perfeito. Então, vamos ver:

A cintura de uma saia godê 

Apesar de parecer, não existem muitos segredos para conquistar sua saia godê nas suas medidas. Se a saia é do tipo inteira, que só traz uma costura na parte de trás. Você deverá vestir a peça e girar fazendo com que a costura fique voltada para frente, então, deverá centralizar a costura e juntar o tecido que sobra marcando com alfinetes.

O cós por sua vez, deverá ser descosturado com antecedência nesta região, e da mesma forma que a saia, estes deverá ser virado do lado avesso, e você deverá juntar a parte que sobra com alfinetes, costurar bem na máquina, e depois deverá juntar ao restante da saia novamente.

como apertar a cintura de saia gode

como apertar a cintura de uma saia gode

Deve-se ter cuidado com o zíper ao apertar sua saia godê, pois será provável que você deva despregar o zíper e tirar essa sobra nas costuras deste.

Como apertar saia lápis

A saia jeans, especialmente se vem com costura rebatida, fica mais complicado para quem precisa ajustar, mas, como não tem outro jeito, o jeito é dar um jeito. Então, comece por averiguar se somente as pences não serão o suficiente para ajustar sua saia. Mas lembre-se de que estas podem ter no máximo até 1,5cm no início acabando em nada depois de uns 11 cm. Pences muito compridas ou muito profundas acabam deformando as peças.

Algumas situações pedem que a saia seja ajustada na região do quadril também, precisando de recosturas, por completo. E neste caso, é preciso tomar cuidado para não tirar o formato da saia, basta seguir as costuras anteriores, somente por dentro para diminuir a peça.

como apertar a cintura de uma saia lapis como apertar a cintura saia lapis

Outro ponto importante, é que se você irá querer que as costuras continuem com aparência rebatida, deverá fazer os devidos ajuste e depois com fio duplo ou fio mais grosso fazer toda a costurinha de rebate.

Quando o ajuste deve ser total, será necessário desmanchar a barra também, que deverá ser refeita depois.

Como diminuir o comprimento de uma saia

Quando uma saia é muito comprida também não é legal, pois vai ficar atrapalhando o tempo todo e pode até provocar acidente, tropeços, enfim, precisa ser encurtada. E, você mesma poderá fazer isso, quer ver?

Tenha em mãos:

  • Fita métrica

  • Régua graduada

  • Giz

  • Tesoura

Como encurtar sua saia:

  • Disponha a saia sobre uma superfície lisa, uma mesa ou algo assim. De preferência do lado avesso.

  • Alinhe bem a barra. Alfinete para não sair do lugar.

  • Agora com a fita métrica, você deverá medir a quantia que deverá tirar e marque com o giz e a régua. Passe um traçado na parte da frente, depois da parte de trás.

  • Lembre-se de deixar uma sobra de uns 2 cm para refazer a barra.

  • Corte e com a ajuda de alfinetes, dobre a barra e alfinete.

  • Agora vá para a máquina e costure todo em volta com costura reta.

  • Se tiver máquina overlock, passe antes de fazer a barra para nãoi desfiar.

  • Se não tiver, você deverá dobrar duas vezes a barra para que o acabamento fique adequado.