COMO FAZER UM JARDIM NO APARTAMENTO dicas úteis de decoração


Saber como fazer um jardim no apartamento certamente pode garantir muitas vantagens, pois estes, quando bem organizados, trazem mais vida para dentro de casa permitindo um contato mais próximo com a natureza enquanto contribuem na decoração. Porém, nem sempre esses jardins são tão fáceis assim para projetar, especialmente quando se trata de um ambiente pequeno destinado a eles.

Ainda bem que se usarmos de criatividade, e muita paciência, e claro um bom gosto também irá ajudar e muito, não precisaremos de espaços mais amplos para termos esse jardim, bastam pequenos cantos ou, quem sabe uma área na varanda, por exemplo, onde podemos organizar um jardim vertical. Além disso, se soubermos escolher as espécies adequadas a cada ambiente, podemos cultivar nosso jardim em vasos, seja em baixo de escadas ou então em um pequeno espaço da sala numa área de pouca circulação de pessoas.

Espécies de flores – o mais importante nessa hora é saber escolher as melhores espécies de plantas e como elas serão plantadas, precisamos de muita cautela e sabedoria nesta hora. Entre as muitas espécies aconselhadas para apartamentos podemos indicar as orquídeas, mini-Hortência, mini-roseiras, boca de leão, buchinha, espécies de cactos,  os famosos cravos da índia, amor perfeito, calanchoes entre outras espécies de pequeno ou médio porte, mas, é claro, isso, varia sempre dos espaços que estarão disponíveis para fazer esse jardim.

como-fazer-jardim-no-apartamentoAqui neste modelo de jardim foram usados pequenos vasos de fibras suspensos na barreira de proteção da sacada do apartamento, como flores foi optado por lindas mudas de cravos da índia coloridos, e mudas de boca de leão, espécie pequenas e que são bem resistentes tanto a chuva como ao sol, simples e muito fácil de fazer e cuidar, perfeito para espaços pequenos.

imagem-5

imagem-6Outra ideia que é muito criativa é totalmente rústica, perfeita para quem não quer gastar muito, são os famosos caixotes de madeira, aqueles que podem ser encontrados em mercados, Ceasa, ou mesmo em feira de hortaliças, ou podem ser feitos em marcenarias, basta colocar um sobre o outro e montar uma espécie de prateleiras e escolher pequenos vasos de barro, fibras, ou plásticos, e montar seu lindo jardim dentro de casa.

imagem-7Os jardins planejados em vertical ou seja na parede, são mais apropriados para apartamentos com sacadas ou espaços maiores, mais amplos, e para dar uma toque de sofisticação a mais no ambiente você pode fazer um pequeno deck de madeira no chão e jogar algumas almofadas e objetos decorativos, e seu jardim ficara ainda mais encantador e aconchegante.

imagem-8

As opções para a decoração desse jardim podem ser bastante variadas e se os espaços e o orçamento ajudarem, podemos até apostar em uma fonte de água com algumas pedras, mas isso é claro vai depender de um projeto especial para cada ambiente.

Em nossos dias são muito comuns os jardins verticais aproveitando-se uma parede do imóvel, especialmente nas sacadas. Para isso, podemos instalar painéis de madeira, ou outros materiais que dão sustentação aos vasos diversos.

Seja qual for o estilo desse jardim, também é importante certificar-se sobre a adubação que as plantas precisarão como também os cuidados quanto à irrigação. Para quem deseja esse jardim no apartamento, mas tem pouco tempo para se dedicar a ele, é importante optar por espécies de plantas que exijam menos cuidados, e nesse caso, as espécies conhecidas por Suculentas são as mais indicadas.

E já que esse jardim vai estar bem perto mesmo sendo em um apartamento, se desejar poderá cultivar algumas hortaliças ou então algumas espécies de chás que não exigem muitos cuidados e ainda ajudam a perfumar o apartamento todo. Essa é uma idéia que é cada vez mais aceita em nossos dias, uma vez que os temperos, chás e outras hortaliças podem ser cultivados sem o uso de agrotóxico.

imagem-9São muitos os modelos e detalhes para que você possa criar um lindo jardim dentro do seu apartamento, basta usar sua imaginação e ter bastante paciência na hora de escolher seu projeto e planta adequada, e com certeza seu ambiente vai ficar com ar de natureza dentro de casa.

imagem-10São detalhes incríveis, que vão do mais rústico feito com madeiras entalhadas ou não, até os mais finos e sofisticados, só depende da escolha certa para o lugar e espaço certo.

imagem-11

imagem-12

imagem-13

Hortaliças – no caso de cultivar um jardim de temperos e hortaliças, podemos optar por espécies como alface, salsinha, cebolinha, rúcula, tomate, entre outras espécies de raízes curtas. Já para quem conseguir cultivar um jardim e vasos maiores e mais profundos ainda pode aproveitar o cultivo de cenouras e batata-salsa (mandioquinha).

Ainda entre as opções para a culinária temos o coentro, o pimentão, o rabanete, o orégano e o tomilho, todas essas espécies que enquanto ajudam na decoração também contribuem na alimentação da família.

Além dos vasos encontrados em lojas de floricultura fabricados em cerâmica, concreto, vidro, ou mesmo em fibra, também podemos aproveitar alguns materiais reciclados para o plantio de espécies variadas, porém é preciso cuidar para que cada uma das espécies plantadas tenha o espaço suficiente para se desenvolver.

imagem-14

imagem-15

imagem-16Os bonsais são as plantas mais procuradas e usadas em jardins de apartamentos por serem fáceis de cuidar e por possuir uma variedade imensa de espécies e modelos ornamentados, e dizem que é muito bom ter um bonsai dentro de casa, uma vez que é considerado símbolo de paz, saúde e harmonia dentro do lar, então se você pensa em fazer seu jardim e ainda não escolheu as plantas certas invistas em lindos e delicados bonsai e com certeza não irá arrepender-se.

imagem-17

imagem-18

Algumas idéias – para quem tem poucos espaços para cultivar um jardim no apartamento, a dica e providenciar um cavalete de madeira ou ferro, para a sustentação dos vasos. Quanto a esses vasos, podemos buscar pelos tubos de esgoto 75 ou 100 mm.

Nesse caso, é só cortar os tubos na sua lateral dividindo-os em dois pedaços e então, fechar as bordas para que a terra não caia.

Outra boa idéia é usar as garrafas PET que deverão ser cortadas na lateral de forma que permitam o plantio das mudas.

Para vasos mais criativos e uma decoração mais original, ainda existem as panelas, xícaras, potes em geral que foram descartados da cozinha que são ótimas alternativas para transformar em vasos de flores ou de temperos.

Não importa se o espaço para esse jardim no apartamento é pequeno ou é mais amplo, com criatividade e dedicação, é possível garantir um jardim simpático e funcional.

imagem-19

imagem-20

jardim-no-apartamento

plantas-jardim-no-apartamento

sacada-jardim

Independente do local onde será instalado esse jardim é importante cuidar para que as escolhas entre as plantas sejam sempre as melhores. Além disso, é preciso analisar a corrente de ar e a intensidade dos raios de sol que podem comprometer o desenvolvimento das plantas especialmente quando se trata de mudas de flores.

Nesse caso, os calanchoes, violeta e mini-roseiras são bastante resistentes, desde que não lhes falte umidade na raiz.

Para facilitar esse trabalho, aproveite para fazer uma visita aos sites especializados na internet e conferir as dicas sobre jardins em apartamentos que ali se encontram seja para um jardim preparado em vasos no chão do apartamento ou para os modelos de jardim vertical, enfim existem uma variedade muito grande em opções e modelos para que você possa investir e fazer um belo jardim dentro do seu apartamento.