Como instalar bóia elétrica para caixa d’água residencial

Saber como instalar bóia elétrica para caixa d’água pode ser bem interessante, pois esse tipo de bóia é necessário sempre que captarmos água de poços artesianos ou cisternas com o uso de motores elétricos, e nesse caso, a bóia é necessária para desligar automaticamente o motor no momento em que o reservatório chegar ao nível desejado.

No caso da água para abastecer a caixa vir de uma cisterna, o ideal é usar duas bóias elétricas. Uma dessas bóias ficará na caixa d’água, enquanto que a outra vai para a cisterna, com isso, o sistema funcionará melhor. Com isso, se acaso faltar água no reservatório inferior que é a cisterna, a bóia elétrica na caixa d’água não será acionada.

Dessa forma, se acaso faltar água no reservatório fornecedor, a bomba colocada no reservatório recebedor, no caso a caixa d’água não sofrerá danos.

como instalar b%C3%B3ia el%C3%A9trica para caixa d%C3%A1gua dica 420x353 - Como instalar bóia elétrica para caixa d’água residencial

Sabemos que o processo de instalação não é tão simples assim, exige-se algum conhecimento na área de eletricidade, por isso, no caso de se necessitar fazer uma instalação com essas bóias, melhor mesmo é buscar por um bom profissional para realizar o trabalho e garantir o perfeito funcionamento.

No caso de não haver uma cisterna ou outro reservatório de água, sendo que essa vem diretamente da companhia fornecedora de água será necessário apenas a bóia elétrica na caixa d’água, porém também será preciso providenciar um Fluxostato que na verdade é um sensor de fluxo d’água.

Esse sensor vai permitir que a bóia elétrica seja ligado apenas se existe um fluxo razoável de água, se acaso o abastecimento estiver interrompido, a bóia não é acionada e com isso não corre risco de queimar.

Hoje se buscarmos informações nos sites na internet vamos encontrar alguns gráficos trazendo explicações sobre como fazer essas instalações, dessa forma, para quem desejar aprender a mexer com essas bóias elétricas, basta acessar a internet nesses sites especializados e conferir em detalhes cada gráfico disponível.

Existem dois tipos de bóia elétrica e a mais usada funciona por contato de mercúrio e trazem dois fios sendo um preto e um vermelho.

Se for o caso de haver a cisterna precisando de duas bóias, os fios vermelhos devem ser unidos enquanto que o fio preto de cada uma das bombas, um é ligado no fio de energia que vai para a bomba e o outro no fio que vem da bomba.

No caso de não existir o reservatório inferior ou cisterna, fica mais fácil a instalação, nesse caso ligamos o fio vermelho no fio da rede e o fio preto no fio que vem da bomba elétrica. Esse tipo de instalação tanto é válido para a tensão em 110 Volts como 220 Volts.

como instalar b%C3%B3ia el%C3%A9trica para caixa d%C3%A1gua exemplo 420x175 - Como instalar bóia elétrica para caixa d’água residencial

Já os modelos de bóia elétrica que não são de mercúrio podem ser variados, sendo que para cada um dos modelos existe um tipo de conexão elétrica bem característica, por isso, é imprescindível que se conheça realmente sobre cada modelo utilizado para não errar na instalação.

Cuidados importantes – sabemos que mexer com eletricidade é muito perigoso, e mais ainda quando ela está ligada a água, por isso, ou você realmente sabe lidar com esse trabalho, ou então para sua segurança chamará um bom profissional para realizar o trabalho. Acidentes com energia elétrica são muito comuns mesmo com todos os cuidados, imagine então o que poderá acontecer se não existe experiência nessa área de trabalho.

Uma opção inteligente – entre as marcas de bóia elétrica encontradas no mercado podemos citar a Superbóia que é distribuída pela Bombac, um modelo com fácil instalação cuja função é ligar a bomba da caixa no momento que ela estiver vazia.

Características do modelo – esse modelo de bóia traz um sinalizador em LED que avisa quando a bomba está ligada ou se o reservatório inferior está vazio. A bomba é fornecida em modelo com 10 A 15 A ou 25 A, isso para atender as necessidades da motobomba.

como instalar b%C3%B3ia el%C3%A9trica para caixa d%C3%A1gua instru%C3%A7%C3%B5es 420x263 - Como instalar bóia elétrica para caixa d’água residencial

Esse modelo permite que a corrente elevada da bomba vá diretamente até a rede sem ir para os reservatórios, com isso, os fios podem ser mais finos sem necessidade de gastos maiores com energia elétrica.

Fácil instalação – esse tipo de bóia elétrica possui apenas 2 fios e são muito fáceis para ser instaladas sem a necessidade de selecionar os fios, basta seguir o gráfico que a própria empresa oferece para a instalação.

  • Ligue os fios azuis e amarelos do controle da bóia a um dos lados do disjuntor da rede,

  • Ligue o fio preto do controle junto com um dos fios da bomba ao outro lado do disjuntor da rede,

  • Ligue o fio cinza do controle ao outro lado da bomba,

  • Ligue o cabo que vem da bóia da caixa d’água ao cabo S,

  • Ligue o cabo que vem da bóia da cisterna ou outro reservatório inferior ao cabo I.

Não existe muito segredo e ainda por cima as duas bóias são iguais e não tem como se enganar na instalação e os contatos das bóias não trazem chaves, pois são contatos líquidos.

como instalar b%C3%B3ia el%C3%A9trica para caixa d%C3%A1gua 420x335 - Como instalar bóia elétrica para caixa d’água residencial

Leia também:
Modelos de faca gaúcha, especial para churrasco, opções tramontina

MESA DE CENTRO COM rodinhas, mais facilidades na movimentação

Cartões de parabéns para casamento para imprimir e personalizaveis

Cores de tonalizantes da Loreal, Beauty Color, tonalizantes para luzes

Churrasqueiras Modernas : na cozinha, sacadas, varandas e outros locais