Como reformar uma cômoda de madeira

Em nossos dias, saber como reformar uma cômoda de madeira com certeza pode garantir algumas vantagens, até mesmo por que esses móveis mais antigos são muito buscados para quem deseja uma decoração diferente em casa unindo o moderno com traços originais do estilo retrô.

Para fazer essa reforma, podemos usar métodos variados, como trocar a pintura, que nesse caso será preciso lixar, fazer reparos por conta de possíveis danos existentes no móvel, ou simplesmente, se o móvel está inteiro aplicar quem sabe um adesivo decorativo sobre o mesmo ou ainda o papel decorativo.

Trocando a pintura – no caso de se optar por uma pintura nova, certamente vamos ter que remover a pintura antiga, e, nesse caso, melhor é levar essa cômoda para um local bem ventilado para evitar a intoxicação pelo pó da lixa.

como reformar c%C3%B4moda de madeira branca com flores 420x315 - Como reformar uma cômoda de madeira

como reformar c%C3%B4moda de madeira com estilo 420x607 - Como reformar uma cômoda de madeira

Para lixar é preciso escolher a lixa certa, e nesse caso, precisamos começar por uma lixa com grana menor sendo mais grossa para depois usar uma grana maior para deixar o móvel bem liso e livre da tinta antiga. É bom lembrar ainda de retirar as gavetas da cômoda e também seus puxadores, para que o trabalho seja facilitado.

Removedores de tinta – para ajudar na remoção da tinta antiga podemos contar com alguns produtos específicos para remover essa tinta, com isso o trabalho será mais rápido e menos cansativo. E para quem tem uma lixadeira portátil, essa também será bem vinda para esse trabalho.

Cuidados ao lixar – no caso de usar a lixa para um trabalho manual é importante seguir o veio da madeira, isso vai evitar que apareçam os riscos que não ficarão encobertos com uma nova pintura. Depois de retirada a tinta antiga precisamos passar um pano seco para remover todo vestígio de poeira que tenha ficado antes de começar a trabalhar na nova pintura.

Reparos – se acaso esse móvel precisar de reparos, isso deverá acontecer antes de começar o trabalho com a nova pintura, portanto verifique com cuidado, especialmente alguma falha na madeira que de repente precisará ser preenchida com o próprio pó da madeira e cola branca. Verifique enfim, cada parte do móvel, pois o momento do reparo é agora e não depois com a pintura nova.

como reformar c%C3%B4moda de madeira com tecidos 420x325 - Como reformar uma cômoda de madeira

como reformar c%C3%B4moda de madeira dica 420x420 - Como reformar uma cômoda de madeira

Novo acabamento – depois de preparado o móvel para o novo acabamento é preciso saber escolher o que colocar, e nesse caso as opções são bem variadas, tais como uma pintura envelhecida seguindo o modelo do móvel, tinta esmalte, verniz, verniz tingidor, acabamento com tecido, decoupage com papel estampado, goma-laca, entre outras opções em acabamentos.

Em geral, quando se trata de um móvel antigo, para não perder sua originalidade, a opção mais preferida é a pintura mesmo, e nesse caso o novo acabamento poderá ainda apresentar duas ou mais cores, desde que não fuja ao padrão do estilo.

Preferência – quando se trata de pintura em mobílias, a tinta acrílica a base de água é a mais buscada. Esse tipo de tinta é muito fácil de ser aplicada e permite que o móvel fique bem lisinho e o trabalho é duradouro. Nada contra a tinta esmalte, porém o trabalho com esse tipo de tinta se torna mais complicado e até os pincéis de uso são difíceis de limpar, isso ainda sem falar do mau cheiro que fica.

Primeiramente devemos pintar o corpo da cômoda deixando as gavetas para depois, pintando-as individualmente para então deixar tudo secar. Depois de seca use um pano macio para passar sobre todo o móvel para retirar possíveis resquícios de sujeira que tenham aparecido enquanto ele secava.

Depois disso, passe uma segunda mão de tinta sobre todo o móvel e deixe-o secar. Após essa etapa, use uma lixa bem fina para passar sobre todo o móvel para deixá-lo bem liso, mas não se esqueça de retirar toda a poeira com um pano macio e seco antes de começar a fase final de pintura, agora com maior cuidado para não errar.

como reformar c%C3%B4moda de madeira e dar um estilo vintage 420x267 - Como reformar uma cômoda de madeira

como reformar c%C3%B4moda de madeira e dar um toque moderno 420x247 - Como reformar uma cômoda de madeira

Nessa fase não podem sobrar os excessos de pintura e os detalhes trabalhados do móvel devem ser pintados com pinceis menores. Depois do trabalho feito, deixe secar e passe mais uma vez a lixa bem fina antes de aplicar uma última camada de tinta para terminar o trabalho.

Nessa última camada, o trabalho precisa ser perfeito, pois a partir daí é só deixar a tinta secar e pronto.

Outras opções em acabamento – é claro que existem outras formas de trabalhar esse móvel antigo dando-lhe um novo visual, pois como já citamos acima, podemos colocar os adesivos, o papel decorativo, tecidos, ou então o papel contact com estampas bem personalizadas e divertidas.

como reformar c%C3%B4moda de madeira estilo camuflada 420x287 - Como reformar uma cômoda de madeira

como reformar c%C3%B4moda de madeira para combinar com o quarto 420x420 - Como reformar uma cômoda de madeira

Na verdade, basta usarmos nossa criatividade para transformar o visual dessa cômoda, pois se ela estiver inteira, o visual é só adaptar segundo a decoração que temos no quarto e nesse caso, nossa memória é muito fértil para criarmos opções bem atraentes.

Mas se ainda existirem dúvidas sobre como ficará melhor essa reforma de cômoda, faça uma visita aos sites especializados em reformas de móveis para conferir as dicas disponíveis, com isso você vai clarear as idéias e não vai errar na escolha.

como reformar c%C3%B4moda de madeira para dar um toque especial %C3%A0 decora%C3%A7%C3%A3o 420x242 - Como reformar uma cômoda de madeira

como reformar c%C3%B4moda de madeira para ficar bonita e moderna 420x263 - Como reformar uma cômoda de madeira

dicas de como reformar c%C3%B4moda de madeira 420x315 - Como reformar uma cômoda de madeira

instru%C3%A7%C3%B5es de como reformar c%C3%B4moda de madeira 420x420 - Como reformar uma cômoda de madeira

Leia também:
Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

Arte na parede com massa corrida passo a passo

Quartos com PENTEADEIRAS DECORADAS várias fotos de exemplos

Molde de Borboleta para Trabalhos Artesanais, só Imprimir

Como fazer pinturas em tela passo a passo – aula indispensável