Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

Saber como reformar uma mesinha de centro pode ser interessante, especialmente se esse móvel é mais antigo feito em madeira maciça. Sabemos o quanto uma mesinha de centro é necessária para ajudar na decoração da sala, e por isso, nem sempre tem um valor tão acessível assim.

Em nossos dias por conta da preservação do meio ambiente, é muito difícil encontrarmos os móveis fabricados em madeira maciça, e quando encontramos alguma coisa, o valor a ser pago fica muito além de nossas possibilidades, e nesse caso, se temos uma mesa de centro que pode ser reformada, temos mais é que buscar por uma boa idéia para garantir sua beleza e continuar com ela na sala.

Se essa mesinha que pretendemos reformar é um modelo mais antigo, a satisfação em realizar o trabalho é ainda maior, quando então podemos optar por acabamentos bem variados, seja com uma nova pintura, ou então usando de criatividade para criar acabamentos mais exclusivos.

como reformar uma mesinha de centro com estilo 420x315 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro com Lego 420x418 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

É claro que por fazer parte da decoração, o novo visual para essa mesinha de centro precisará acompanhar o estilo proposto na sala, nada que um bom planejamento não possa ajudar para a melhor escolha.

Primeiramente verifique se a estrutura dessa mesa não precisará de reparos, e depois disso, é muito provável que ela precisará ser lixada se formos usar a tinta ou o verniz como acabamento.

Então se for necessário, retire toda a tinta, usando primeiramente uma lixa mais grossa e depois uma lixa fina para que o móvel fique bem liso. Terminado o processo de lixamento e com a garantia de que não tem vestígios da tinta antiga, agora é preciso passar um pano seco e limpo para retirar toda a poeira.

Preservando o estilo – se a sua mesa de centro for antiga e o seu desejo é preservar o estilo, uma boa idéia é usar o verniz que deixará o móvel com um ar mais moderno sem quebrar o encanto original, e nesse caso, ainda é possível envernizar a mesa com tonalidades diferentes de verniz.

Papel de parede – outra boa idéia para renovar o visual dessa mesa de centro é buscar pelos modelos de papel de parede decorativos que oferecem estampas bem charmosas para combinar na decoração. O trabalho de renovação é rápido e prático uma vez que o papel é colado à mesa com cola ou com verniz incolor a base de água.

como reformar uma mesinha de centro com tintas 420x315 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro dica 420x315 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

Outro estilo – outra opção em acabamento para a reforma de uma mesa de centro é envelhecer a madeira, e nesse caso, a mesa também precisa ser lixada para deixar com um aspecto mais desgastado especialmente nos cantos para deixá-la mais original. Por fim, use uma leve camada de verniz incolor apenas para dar um leve brilho ao acabamento.

Papel contactic – graças às lindas estampas que o material apresenta, o papel contactic é mais uma das opções em material para renovar uma mesa de centro e deixá-la com um visual bem espetacular, é só preciso acertar nas escolhas e caprichar no trabalho de reforma.

Mosaico – se a mesa de centro tem uma estrutura mais firme, uma idéia bem genial é criar o mosaico na sua base usando pedaços de azulejos com diversas cores. Nesse caso será necessário providenciar cola para madeira, rejunte para mosaico e também os azulejos. Com esse material é possível formar desenhos bem diversos, garantindo o espetáculo na decoração.

como reformar uma mesinha de centro e dar um toque especial 420x490 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro e deixar mais moderna 420x312 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

Pintura – com o móvel lixado e livre do acabamento anterior, a opção mais óbvia pode ser a pintura, e nesse caso, podemos optar pela tinta acrílica a base de água que garante um acabamento elegante e duradouro. Porém nesse caso, o trabalho é mais demorado, pois precisará de mais de uma demão para garantir a melhor qualidade no trabalho.

Pátina – no caso do modelo de mesa ser mais antigo, fabricado com madeira maciça, podemos usar a técnica da pátina para a reforma. Essa técnica consiste em usar duas cores de tinta, quando primeiro damos uma ou duas mãos com uma cor e depois de secar, aplicar outra cor no sentido contrário deixando a pintura manchada.

Tecidos – outra idéia para renovar o visual de sua mesa de centro é usar os tecidos estampados que tenham a ver com a decoração do ambiente. Nesse caso ele precisará ser colado a mesa com ajuda de cola branca e depois receber um impermeabilizante para evitar que suje.

como reformar uma mesinha de centro estilo quadro negro 420x592 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro diferenciada 420x464 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

Ainda para esse caso, depois do tecido com a estampa escolhida cuidadosamente, ainda podemos colocar um vidro para proteger da sujeira e facilitar a limpeza enquanto damos um toque mais moderno para a mesa.

Marchetaria – uma idéia para decoração bem original é a marchetaria. Essa técnica de artesanato consiste em colar sobre o tampo da mesa as rodinhas de galhos secos cortados em tamanhos idênticos.

Depois disso também podemos colocar um vidro sobre esse trabalhado confirmando um visual bem elegante.

Como podemos perceber idéias para reformar essa mesa de centro não faltam, por isso, seja criativo e acerte nas escolhas. Para isso, leve em consideração o estilo da decoração proposta ao ambiente da sala onde ficará a mesa.

como reformar uma mesinha de centro instru%C3%A7%C3%B5es 420x280 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro para decorar a sala 420x236 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro utilizando produtos recicl%C3%A1veis 420x281 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

como reformar uma mesinha de centro 420x518 - Como reformar uma mesinha de centro de sala de estar

Leia também:
Como reformar uma cômoda de madeira

Artesanatos feitos com jornal legais e decorativos

Decoração Com Chalkboard para o Seu Lar, veja

Como fazer uma estante para livros descolada e moderna

Móveis retrô para sala de estar e tv, Como Escolher