Decoração de Lavanderias e áreas de serviço para otimizar os espaços


Não é por serem lavanderias e áreas de serviço que precisamos deixar esses ambientes bagunçados e por vezes até sem graça dentro do imóvel, pois como parte integrante desse imóvel, eles tem a sua importância e por isso, precisam estar bem organizados para facilitar na hora de trabalhar ou, quem sabe buscar por algum objeto que em geral é guardado nesse ambiente.

Nesses tempos modernos, todos nós sabemos que existe uma preocupação toda especial para organizar a decoração do imóvel, e muita gente busca por exclusividade, pois poucos e contentam com pouco, e para ajudar então a satisfazer aos anseios do público, o mercado da decoração oferece opções inteligentes e bem interessantes para atender a todas as necessidades.

E para organizar então esses ambientes, podemos dispor de móveis bem variados, sejam aqueles encontrados a pronta entrega nas lojas moveleiras ou então os modelos planejados para o caso de esse ambiente ser de menor tamanho.

Quando se trata de um imóvel residencial com um espaço exterior no quintal para secar as roupas, tudo é mais fácil, pois até a organização dessa área de serviço pode oferecer maiores facilidades para se planejar.

Porém, o problema é maior quando se trata de organizar uma lavanderia em um apartamento, pois em geral os espaços são bem reduzidos, tanto que, por vezes para aproveitar melhor esses espaços é preciso integrá-los a cozinha, quando então os cuidados por obrigação devem ser maiores.

fotos-de-lavanderias

Imagem 1-  Uma dica de lavanderia bem projetada para ambientes mais pequenos onde traz moveis planejados garantindo um espaço aconchegante e com fácil locomoção entre o local.

imagem-4

Imagem 2- Um espaço bem amplo para uma lavanderia que traz armários aéreos e balcões ao lado das maquinas de lavar roupas onde cria um ambiente bem organizado e muito bem projetado.

imagem-5

Imagem 3- Um espaço bem pequeno onde possui uma lavanderia com moveis planejados com espaço ideal para colocar a maquina de lavar, armário e gavetas para guardar materiais de limpeza de forma bem organizada.

imagem-6

Imagem 4- Um espaço muito moderno e tudo muito bem planejado que traz moveis planejados onde se encaixa a maquina de lavar com gavetas e espaços para materiais de limpeza sobrando ainda um espaço para plantas.

Por isso, as lavanderias e áreas de serviço a menos que estejam integradas a cozinha, não precisam receber uma decoração tão sofisticada, mas é sempre interessante procurar deixá-la bem atraente, e, acima de tudo bem funcional, por isso, para quem tem essa preocupação, aqui tem algumas dicas que se forem acatadas contribuirão para a melhor organização.

  • Leve em conta os espaços que esses ambientes oferecem, e a partir disso, busque por armários que fiquem bem no ambiente e permitam acomodar tudo o que for necessário sem dificultar no momento da procura de cada item.

  • Esses armários, como também a lavadora de roupas e secadora devem ficar bem instalados junto a parede, pois dessa forma os espaços serão melhor aproveitados sem comprometer os espaços para a circulação.

  • Providencie um cesto para roupas sujas, assim evitará que elas fiquem espalhadas dando a má impressão de um ambiente desorganizado.

  • Com respeito às cores desse ambiente, tanto o revestimento das paredes como os armários, procure optar por cores com tom suave, especialmente se esse ambiente for pequeno. Lembre-se ainda que, assim como o banheiro, é bom que a lavanderia e área de serviço receba bastante luminosidade natural.

Pensando ainda sobre a iluminação, sempre que possível, melhor será que esse ambiente apresente uma janela mais ampla, e, melhor ainda se puder ser aberta, pois se acaso as roupas precisam secar em seu interior, a corrente de ar que penetrar no ambiente associada a luminosidade natural contribuirá para que a roupa seque mais rapidamente.

  • Próximo a máquina de lavar, opte por prateleiras ou armários aéreos para armazenar os produtos de limpeza para as roupas, isso facilitará em cada momento que precisar colocar as roupas para lavar, uma vez que o material de limpeza estará sempre ao alcance das mãos.

Já para situações em que essa área então está em contato direto com a cozinha, precisamos tomar providencia para que o cheiro da área de serviço não afete a cozinha e vice-versa. Nessa condição, podemos optar por uma porta de correr de vidro, uma solução prática para deixar esse ambiente mais escondido sem comprometer a luminosidade nesses ambientes.

imagem-7

Imagem 5- Nessa lavandeira traz um espaço conjugado com a cozinha, indicado para casas e apartamentos pequenos com pouco espaço, onde traz apenas a maquina de lavar e um tanquinho.

imagem-8

Imagem 6- Mais um modelo onde traz uma área de serviço ao lado da cozinha separado apenas por uma especie de cortina, ideal para espaços bem pequenos, onde tudo se encaixa de maneira bem organizada.

imagem-9

Imagem 7- Hoje em dia é bem comum ver áreas de serviço ao lado da cozinha, ou conjugada como muitos dizem, aqui o ambiente é bem amplo porem nada impede de juntar os dois cômodos com muita harmonia.

imagem-10

Imagem 8- Muito charme e estilo é oque traz essa imagem, onde a lavandeira é junto com a cozinha seguindo um padrão dos moveis e cores bem alegres por sinal trazendo um espaço moderno e bem organizado.

Em uma primeira impressão, parece que organizar as lavanderias e áreas de serviço não tem muitos segredos. Porém essa idéia nem sempre é verdadeira, e por isso, para evitar problemas futuros, como qualquer outro ambiente a ser organizado para ficar bem atraente também essa área de serviço precisa ser projetada com cuidado.

Com um projeto em mãos, seja para um imóvel que está sendo construído ou então para uma reforma, tudo será feito de forma pensada, e por isso, mesmo uma lavanderia que por vezes é esquecida na decoração vai se tornar um local prático para trabalhar e com isso promover a satisfação da dona de casa ou da pessoa encarregada de fazer os trabalhos.

Dicas para o mobiliário de uma lavanderia e área de serviço – com respeito aos móveis que vão mobiliar esse ambiente, precisamos evitar a madeira aglomerada, pois se acaso chegar a molhar, com certeza em pouco tempo estará em pedaços. Em caso de usar a madeira nos móveis, melhor é optar por madeira maciça e ainda assim bem impermeabilizada, a menos que esse móvel fique bem protegido da umidade, o que pode ser difícil nesse ambiente.

Bancadas de granito – o investimento certamente é mais alto, mas para quem tem condições de investir nesse ambiente, uma excelente idéia são as bancadas de granito, ou então o marmoglass ou porcelanato, que são bastante resistentes a umidade.

imagem-12

Imagem 9- Uma boa dica de planejamento para áreas de serviço, onde aqui o morador traz prateleiras com gavetas formato cestinho com a maquina de lavar ao lado e a secadora pendente na parede um espaço moderno e muito bem projetado.

imagem-13

Imagem 10- Um ambiente bem aconchegante e muito bem organizado trazendo prateleiras suspensas na parede e embaixo um espaço para a lavadoura e também secadora tudo muito bem composto.

imagem-14

Imagem 11- Estilo e requinte é oque faz esse local, trazendo armários aéreos planejados para guardar toalhas e também materiais de limpeza com espaço para as lavadoras balção e também um tanquinho.

imagem-15

Imagem 12- Um modelo bem moderno e atraente trazendo moveis muito bem planejados com armários aéreos e um balcão com espaço ideal para colocas as lavadouras, com o detalhe da parede revestida com tijolos trazendo um charme todo especial.

Armários verticais – especialmente em ambientes menores, os armários verticais são sempre as melhores opções, para isso, uma dica que dá certo são os armários estreitos e altos providos de prateleiras e até mesmo algumas gavetas, protegidos por portas bem projetadas ou mesmo todo aberto.

Vamos então a algumas dicas do que usar na lavanderia e área de serviço, mas não sem antes analisar os espaços desse ambiente.

Prateleiras abertas – em geral, esse é o primeiro item que se aconselha nesses ambientes, pois elas podem ficar colocadas mais no alto e não comprometer os espaços. Ainda nesse caso, podemos optar pelos nichos abertos.

Cabideiro – Esse é instalado junto ao local onde fica a tábua de passar roupas. Esse acessório pode ter um tamanho variável, isso, de acordo com as possibilidades oferecidas pelos espaços no ambiente.

Tábua de passar roupas – esse acessório pode ser portátil, um modelo que pode ser recolhido para não comprometer os espaços quando não está sendo utilizado. Também tem aqueles modelos que podem vir integrados a um móvel, ou então podemos optar por um modelo que fica preso a parede com sistema articulado para o momento de ser usada.

Armários fechados – ainda para organizar corretamente todos os itens guardados nas lavanderias e áreas de serviço, os armários com seus modelos diferenciados certamente que também são muito úteis.

Muitas vezes a lavanderia e área de serviço podem funcionar como uma despensa, e, se assim for, a necessidade de se providenciar armários fechados que se adéqüem ao ambiente é ainda maior, por isso, precisamos ser inteligentes e planejarmos com cuidado sobre o que ficará melhor. Com respeito a esses armários, considere que os armários com compartimentos maiores podem apresentar as portas de correr, o que também vai valorizar os espaços.

imagem-16

Imagem 13- Um espaço pequeno mas que da sim para planejar uma lavanderia bem aconchegante, ao lado da cozinha onde traz um espaço para a lavadoura de roupas e também um tanquinho.

imagem-17

Imagem 14- Uma lavanderia conjugada com a cozinha onde traz apenas um espaço para a maquina de lavar, um tanquinho e um armário aéreo para guardar tapetes, toalhas e materiais de limpeza.

imagem-18

Imagem 15- Uma dica muito bacana de área de serviço escondido, onde traz um armário bem espaçoso para a maquina de lavar e também secadora, e ainda um lugar para colocar materiais de limpeza que quando fechado se torna um armário normal.

imagem-19

Imagem 16- Um espaço para área de serviço que traz um balcão planejado com espaço para colocar a lavadoura de roupas de maneira bem organizada, deixando um espaço com fácil acesso.

Além disso, é claro, uma máquina de lavar roupas e secadora para fazer todo o trabalho. E especialmente para quem vive em apartamentos e não dispõe de uma área externa para estender as roupas, ainda será preciso se preocupar com o espaço do varal para essa função.

Modelos de varal – para quem não tem um espaço para estender as roupas para secar no quintal podemos optar por modelos portáteis de varal, tais como o varal de chão, varal de teto, varal de parede, entre outros.

Essas são apenas algumas idéias de como podemos organizar as lavanderias e áreas de serviço, porém, existem muitas outras idéias válidas, pois na verdade, tudo vai depender de um bom projeto levando-se em conta os espaços desses ambientes e também o orçamento que se pode investir nessa decoração.

Cores para esses ambientes – como já mencionamos as melhores cores para esse ambiente são sempre as cores claras que além de melhorar a luminosidade também contribuem para uma sensação de limpeza.

É claro que apesar de as melhores opções serem as cores claras, tudo é possível na decoração, e se os espaços forem maiores, podemos até aproveitar algumas cores mais escuras como detalhes.

E no caso do ambiente da lavanderia ser integrado ao ambiente da cozinha, é preciso analisar as possibilidades, mas em geral, é melhor usar as mesmas cores para dar a sensação de unidade nesses ambientes.

Além disso, precisamos considerar o estilo da decoração no imóvel, mas acima de tudo, precisamos valorizar a praticidade e a comodidade para se trabalhar no local.

Com tantas idéias a serem sugeridas na decoração desses ambientes, melhor mesmo é aproveitar para conferir na internet as muitas idéias encontradas nos sites especializados na decoração de ambientes. A partir dessas pesquisas podemos tirar nossas dúvidas e fazermos as melhores escolhas.

imagem-20

Imagem 17- Aqui a moradora investiu em um balção planejado para ocupar muito bem o espaço com locais para colocar a lavadoura e também a secadora, um ambiente bem planejado e moderno.

lavanderias-decoradas

Imagem 18- Um armário todo planejado em um ambiente pequeno mas muito bem projetado, onde tem espaço para lavadoura de roupas, gavetas e ate um cabideiro para colocar as roupas passadas.

lavanderias-modernas

Imagem 19- Uma dica de projeto muito bem estiloso onde cada elemento ocupou o espaço com muito charme, trazendo armários na parede, um tanquinho pequeno ao lado da secadora e lavadoura de roupas.

lavanderias-pequenas

Imagem 20- Investir nos moveis planejados é uma otima pedida para quem deseja ocupar perfeitamente todos os espaços de maneira organizada criando ao mesmo tempo um lugar confortável ate mesmo para as áreas de serviço.

Defina então o que você deseja – depois de tudo isso, se a opção na decoração para a sua lavanderia não exigir tantos cuidados por ser uma decoração bem simples, você pode até buscar por alguns móveis a pronta entrega no mercado, não descuidando de suas qualidades. Porém, se as exigências para essa decoração são maiores, busque por um bom projeto para não errar.

Lembre-se que assim como os demais ambientes, o ambiente da lavanderia e área de serviço precisa ser limpo todos os dias. Com isso em mente, procure facilitar tudo para deixar esse ambiente bem funcional evitando os apertos.