Dia do índio data marcante e importante 19 abril

Criado pelo então presidente Getúlio Vargas o Dia do Índio é comemorado todos os anos no dia 19 de abril desde o ano de 1943, uma forma encontrada para homenagear esses povos que habitavam essas terras mesmo antes do descobrimento, quando a partir daí então passaram a ser explorados, escravizados e extinguidos.

Por conta dessas homenagens, todos os anos são realizadas as atividades diversas com as crianças que aprendem a respeitar um pouco mais aqueles que há muitos anos deixaram de ser respeitados ao misturarem-se com os brancos e esquecendo-se da tradição por tantos anos cultivada.

A cada ano, no Dia do Índio ocorrem muitos eventos visando a maior valorização da cultura indígena, e além das escolas que promovem os trabalhos diversos com as crianças para aprenderem mais a respeito desses povos, ainda acontecem as muitas exposições e outras festas comemorativas.

Porém, mais do que comemorar com festa esse dia, é preciso que haja uma conscientização de toda a população, pois se não forem tomadas as providências cabíveis em pouco tempo, não teremos mais por que comemorar, já que é cada vez menor o número desses guerreiros que lutam para sobreviver nesse mundo moderno onde a corrupção anda a passos largos sem que alguém possa mudar o curso dos acontecimentos.

Antes da chegada dos europeus a população indígena chegava a 5 milhões ou mais, hoje porém mesmo com o Dia do Índio sendo comemorado a cada ano, a população está reduzida a menos de 400 mil habitantes com aproximadamente 200 etnias.

Leia também:
Tabela de Números Romanos decore tudo e nunca se perca

Tapete de oração muçulmano opções indicadas

Dia do Fisioterapeuta – Mensagens

Atividades com Desenhos do Dia da Bandeira para colorir

Desenhos para colorir de Educação no Transito