Dieta Low Carb Cardápio 1 Semana, Funciona

Bom queremos falar com você sobre Dieta Low Carb, esta que tem inúmeras variações e acaba variando em restrições e na quantidade de carboidrato, entre outros fatores.


Falar em dieta, nem sempre é fácil, pois a primeira coisa que vem a mente, é a privação daquilo que mais gosta, e como isso abala o emocional de uma pessoa né?

No entanto vale dizer, que é preciso escolher a dieta adequada, tendo em mente que nesta não poderá faltar nutrientes necessários para a plena saúde e adequado funcionamento do organismo, pois caso assim não seja, esta não será ideal.


O que é Low Carb

A dieta que surgiu lá nos anos 70 nos Estados Unidos pelo médico norte americano Robert Atkins tem como proposta a ingestão de carboidratos abaixo de 20% das calorias totais ingeridas.

Diferente de uma cardápio normal onde os carboidratos devem fazer parte de 45 a 55% do total de calorias ingeridas diariamente, este tipo de dieta tem por objetivo, induzir o corpo a consumir a gordura, sendo esta sua principal fonte de energia.

Este consumo de gordura deve ser em estado de cetose, que é quando o corpo não obtém mais energia através da glicose e por isso, o estoque de gordura começa a ser gasto.

Obs.: Com exceção do valor dos carboidratos, não existe uma dose certa na alimentação, não sendo um regime rigoroso, desde que não ultrapasse o limite de saciedade.

 Quanto Emagrece em 1 semana?

É possível sim emagrecer com esta dieta, e isso acontece já na primeira semana, no entanto, é importante saber que nos primeiros dias, a eliminação é em grande parte dos líquidos do organismo.

Mas, mesmo assim, é uma das dietas de maior sustentação do emagrecimento, afetando o controle da glicose sanguínea, menor retenção de líquidos, diminuição na vontade por doces entre outros fatores.

É possível perder até 3 quilos por semana seguindo corretamente essa dieta.

1600 calorias diárias

A redução da quantidade de calorias diárias do valor normal que é normalmente de até 2500 calorias, para 1600 diárias é uma das versões desta dieta.

No entanto, é importante ressaltar que não basta reduzir as calorias, para um total diário de 1600, mas além disso, deve-se manter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários ao organismo.

Para tanto é necessário buscar ajuda de um profissional nutricionista para montar cardápios adequados e assim possa cumprir todos os seus objetivos.

E se é praticante de atividades físicas, a dieta deve ser pensada para garantir a energia devida para isso também.

Low Carb para Café da manhã

O cardápio poderá variar de acordo com as necessidades, gostos e a saúde da pessoa, e mais uma vez, torna-se importante consultar um médico ou nutricionista:

Dieta 1

1 xícara de aveia com 12 amêndoas e 2 colheres de passas, 1 xícara de leite desnatado, 1 banana pequena. Isso resulta num total de: 460 calorias.

Dieta 2

omelete de 2 ovos com recheio de 1/2 xícara de cogumelos fatiados e 30 gr de queijo livre de gorduras, 2 fatias de torradas integrais com 1 colher de de chá de manteiga, 1/2 copo de suco natural de laranja. Isso resulta num total de 495 calorias.

Dieta 3 

2 ovos grelhados na manteiga, 7 castanhas de caju, 3 ameixas secas, 1 xícara de café sem açúcar.

Cardápio para o Almoço

O almoço é uma das principais refeições e precisa ser rico em nutrientes.

Dieta 1 

Salada com 1 xícara de macarrão integral gelado, 55gr de peito de frango desfiado ou cortado  em cubinhos, 30 gr de queijo mussarela com pouca gordura, 1 1/ de mix de vegetais refogados, 2 colheres de sopa de molho italiano e 1 laranja pequena. Resultando num total de: 465 calorias.

Dieta 2

Salada de 5 tomates cerejas, 3 cebolas médias picadas, 1 pimentão vermelho pequeno picadinho, 1 concha cheia de feijão preto, 3 colheres de sopa de grão de bico, 100 gr de filé de frango grelhado desfiado e 1 colher de azeite de oliva extra virgem para temperar. Resultando num total de: 646 calorias.

Dieta 3

1 concha de feijão carioca, 2 colheres de arroz integral, 100 gr de suflê de legumes, 100 gr de berinjelas, 100 gr de couve flor, 1 colher de azeite de oliva para temperar. Resultando num total de 408 calorias. 

Jantar Low Carb

Dieta 1

115 gr de queijo tofu firme refogado junto com 1 1/2 xícara de legumes misturados como pimenta, cebola, couve chinesa, óleo e molho de soja com pouco sal, 1 xícara de arroz integral. Resultando em: 480 calorias.

Dieta 2 

150 gramas de salmão grelhado, 1 batata doce média assada, 100 gramas de cenoura ralada, 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem. Resultando em: 519,5 calorias.

Dieta 3

150 gramas de filé de frango grelhado, 1 batata doce média assada, 1 colher de sopa de lentilhas, 100 gramas de couve manteiga refogada, 1 colher de azeite de oliva extra virgem para temperar. Resultando em: 610,5 calorias.

Caminhadas e Exercícios

As caminhadas são essenciais bem como os exercícios diários de academia para emagrecer, mas estes devem ser aliados a dieta.

Caminhadas de pelo menos 30 minutos diários e exercícios como os de peso ou musculação, treinos intervalados de alta intensidade, que aceleram a queima de gorduras, também são fundamentais.

Então é isso, agora você já sabe que a Dieta Low Carb  tem diversas versões, mas é uma maneira equilibrada de emagrecer sem se abster dos nutrientes necessários para a boa saúde do seu corpo. Com o passar do tempo, seus hábitos vão sendo mudados e tudo vai ficando mais fácil.