Toda religião tem seus símbolos religiosos e cada um desses símbolos então tem seus significados bem característicos que são respeitados com muito orgulho pelos fiéis, sujeitando-se inteiramente a própria religião com a promessa de reverenciá-la por toda a vida.
Para os Católicos o dia de São Cristóvão é muito importante por isso veja mensagens para esse dia.
Índice
Símbolos religiosos do Budismo


Dentro do Budismo podemos encontrar muitos símbolos alguns bem tradicionais enquanto que outros foram incorporados ao longo da história, entre eles podemos destacar a Roda do Dharma ou Roda da Lei. Tem ainda o Nó Infinito, a Cruz Suástica também usada por outras religiões, e a figura dos Cervos cada um com seus significados bem peculiares.
Símbolos religiosos do Judaismo


Já do Judaísmo podemos destacar símbolos que provem de uma cultura muito rica, apesar de alguns seguidores não darem o devido valor para eles. Entre eles podemos citar o Menorah que é mais antigo da religião e a Estrela de David que é conhecido desde muitos séculos antes da era Cristã.
Símbolos religiosos do Cristianismo


Com respeito aos símbolos do Cristianismo não existe outro que mais seja lembrado do que a Cruz, pois foi nela que o Grande Mestre cristão entregou a própria vida tornando-se o Salvador da humanidade que havia caído em pecado no Éden. Ainda alguns cristãos adotam a figura do Peixe como símbolo dessa religião.
Símbolos religiosos da Umbanda


Entre os símbolos da Umbanda destacamos o Círculo que representa o espírito puro, um Ponto que simboliza o ser supremo, a cruz que simboliza a fé e submissão ao sagrado, a Linha Horizontal, a Linha Vertical, as Linhas Sinuosas, o Quadrado, o Triângulo, o Arco e Flecha, a Estrela de Quatro Pontas, a Estrela de Cinco Pontas, entre outros, cada um com seus significados.
Símbolos religiosos da Maçonaria


Por sua vez da Maçonaria que também é muito rica em simbolismos podemos citar alguns como o ramo de Acácia que simboliza a pureza e inocência, o Cinzel que lembra o discernimento, a força e o conhecimento adquirido. Tem ainda o Compasso representando a justiça, o pensamento, o espírito, a Corda de Nós que representa a união dos membros, entre outros.
Símbolos religiosos da Páscoa


Ainda para lembrarmo-nos da Páscoa podemos citar o Cordeiro simbolizando a Jesus crucificado, a própria Cruz vazia lembrando que Jesus ressuscitou, o Pão lembrando o corpo de Cristo e o Suco de Uva lembrando o Seu sangue derramado na cruz, além dos símbolos da tradição católica como os ovos de chocolate, o coelho, o girassol, entre outros.