Pomada para Corrimento e Coceira na Vagina (Tratamento)


Hoje vamos falar sobre Pomada para Corrimento e Coceira na Vagina, sintomas esses que podem ser comuns e muitas vezes recorrentes para algumas mulheres.

Há quem diga que 75% das mulheres, sexualmente ativas, em algum momento da vida vão passar por desconfortos e incômodos como estes. Mas é bom saber que eles possuem tratamento e tem cura.

A coceira vaginal pode ser sintoma de que algo está errado, podendo ser desde uma alergia até uma candidíase ou infecção que pode ser causada por diversas bactérias, fungos ou outros microorganismos em desiquilíbrio. E consequentemente, vem junto, geralmente o desconforto do corrimento.

O que causa

Cada tipo de corrimento e coceira, pode indicar um problema diferente, e é por isso que é importante consultar o médico ginecologista a qualquer sintoma fora do normal.

Esse corrimento pode ser simplesmente o fluído fisiológico normal da mulher, que pode indicar por exemplo, a ovulação, como também pode ser indício de inflamações e infecções, e ai, geralmente, o tratamento deverá ser à base de antibióticos, antifúngicos entre outros.

Mas enfim, as principais causas de corrimento e coceira vaginal, são:

  • Candidíase – Causada por fungos esta provoca um corrimento esbranquiçado e muita coceira. É mais frequente em épocas de verão.
  • Trichonomas – causada por protozoários esta infecção produz um corrimento amarelado e acaba causando coceira e ardor, além de vermelhidão na região vaginal.
  • Gardnerella – causada por bactéria esse tipo de complicação proporciona corrimento acinzentado com odor fétido e desagradável.

Mas existem outras causas, e queremos compartilhar com você o fato de que o corrimento acontece quando há um desequilíbrio no corpo causado pela baixa imunidade ou devido a alguma agressão à essa região da vagina.

Baixa imunidade – isso pode acontecer por erros na alimentação, falta de sono adequado, falta ou excesso de sol, abuso de medicamentos tipo antibióticos, falta ou excesso de atividades físicas, stress e outros.

Fator externo – pode acontecer pelo aumento da temperatura, calcinha de tecido sintético, uso constante de absorvente sem troca, relação sexual sem lubrificação, e também, excesso de higiene.

Doenças sexualmente transmissíveis – Herpes genital, verrugas genitais, Clamídia, gonorréia entre outras, podem provocar ardência, coceira, irritação, corrimento, feridas, sangramento e mais.

Infecção por fungos – esta pode ter causas variadas como:

  • Uso de medicamentos, especialmente antibióticos
  • Diabetes em descontrole
  • Gravidez
  • Sistema imunológico em déficit
  • E o desiquilíbrio da flora vaginal, podendo ser por vários fatores entre eles, duchas frequentes na vagina ou lubrificação errada

Menopausa – Nessa fase a produção do estrogênio diminui radicalmente o que acaba causando secura, coceira e ardência  muitas vezes, porque a mucosa vaginal se torna mais fina.

ainda existem outros fatores que podem favorecer os sintomas de corrimento e coceira vaginal que precisam ser considerados com atenção.

Sintomas Observados

entre os principais sintomas estão:

  • Corrimento anormal tanto em cor como em quantidade como ou sem cheiro
  • Coceira
  • Prurido
  • Irritação
  • Ardência
  • Dor e desconforto no ato sexual
  • Sangramento
  • Dor ou ardor ao urinar

A Pomada Nitrato de Miconazol

Com ação antifúngica, esta pomada Nitrato de Miconazol é muito usada no tratamento de infecções causadas por Candidíase vaginal, mas também vem numa versão que serve para o tratamento de infecções causadas por leveduras  ou fungos nas mucosas e pele.

O tratamento para infecções vaginais é feito de maneira que deve ser usado diariamente 1 aplicador cheio da pomada que deve ser depositado na vagina, pelo período de 14 dias.

O uso deste medicamento sempre deverá ser orientado pelo médico ginecologista, e os cuidados devem ser rigorosamente observados.

Apesar de serem raros, podem aparecer sim efeitos colaterais como irritação local, coceira, sensação de ardor e vermelhidão, cólicas e urticárias.

O preço deste medicamento pode variar, mas em média é relativamente barato, custando uns 25 reais.

A Pomada Metronidazol

Sendo o próprio princípio ativo, é indicada especificamente no tratamento de  tricomoníase, infecções causada por Trichomonas.

Tendo uma absorção entre 8 a 12 horas, este é um medicamento que deve ser usado exatamente de acordo com as instruções médicas ou da bula, sendo que o aplicador deverá ser imediatamente descartado após seu uso.

entre os efeitos colaterais deste medicamento podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, distúrbios do sistema imunológico, distúrbios do sistema nervoso e ainda distúrbios psiquiátricos, visuais, hepatobiliares, de pele e subcutâneos entre outros.

O preço desse medicamento varia entre 17 a 27 reais.

A Pomada Candicort

Trazendo como princípio ativo cetoconazol, dipropionato de betametasona, esta pomada trata de infecções por fungos e leveduras agindo como antiinflamatório.

Deve ser usada 2 vezes ao dia somente na pele, e  o tratamento não deve se estender por mais de 2 semanas.

As reações adversas não são frequentes, mas podem acontecer, e portanto o paciente deve estar a par do que reza a bula e comunicar o médico a qualquer indício.

O preço deste medicamento é mais ou menos de 21 a 29 reais.

A Pomada Gino Canesten

Indicada para o tratamento de vaginites, esta pomada serve para o tratamento de vaginites causadas por fungos.

Tendo como princípio ativo o clotrimazol, age como um inibidor da proliferação de fungos e bactérias, sendo que seus primeiros efeitos serão sentidos a partir do 3º a 5º dias.

O tratamento é de 7 dias, e se não obtiver resultados, deverá consultar o médico.

A posologia e as reações adversas devem ser buscadas de acordo com a prescrição médica e segundo o que reza na bula.

O preço desta Pomada para Corrimento e Coceira na Vagina pode variar entre 42 a 64 reais.