Para quem depende de locar um imóvel para morar, o Recibo de aluguel residencial é um documento que deve ser exigido sempre que o pagamento for efetuado, pois este servirá de comprovante também para abater o valor do Imposto de Renda.
E como não poderia ser diferente, esse documento pode apresentar vários modelos, desde os mais simplificados até aqueles com dados mais complexos a serem preenchidos, mas independente do modelo, esse é um documento que todo locatário tem o direito de receber.
Esses recibos são fornecidos em blocos nas livrarias diversas, mas para quem desejar também poderá baixá-los da internet, pois existem alguns sites especializados que fornecem modelos variados que estão prontos para serem baixados.
Esse documento deve ser emitido em 2 vias, uma ficará para o locador e outra para o locatário, e se você é uma pessoa segura nos negócios que gosta de controlar todas as suas entradas e saídas, não deixe de emitir esse recibo ao seu inquilino, afinal é um direito dele receber o documento.
Lembre-se que nesse documento devem constar os valores cobrados na íntegra, seja com descontos devido a possíveis reformas no imóvel feitas pelo locatário ou com valores acrescidos devido a impostos cobrados.