Tabela de pesos do bebê fica atento


Acompanhar o desenvolvimento do bebê, para isso, podemos usar a tabela de pesos do bebê, que aponta possíveis irregularidades na sua saúde, se acaso acontecer alguma diferença comparando a tabela com a idade da criança, porém antes de qualquer preocupação precipitada é preciso saber sobre a opinião do médico pediatra que assiste a criança.

Todos os pais devem acompanhar o desenvolvimento da criança desde o momento que ele nasce, e para sanar as dúvidas, é preciso sempre acompanhar esse desenvolvimento baseando-se nessa tabela que é diferente para meninos e meninas. É claro que também não vamos seguir essa tabela a risca, ela só vale para que tenhamos uma base para os cuidados com o bebê.

Um bebê pode muito bem engordar até 200 gramas por semana durante o primeiros 3 meses de vida, por isso, é preciso pesá-lo pelo menos 1 vez a cada mês, e se acaso esse aumento de peso estiver acontecendo, esse aumento de peso também não é sinal de que ele está sendo bem nutrido.

dicas de tabela de pesos do bebê

tabela de pesos do bebê dicas

Como todo ser humano, cada criança apresenta um desenvolvimento diferente uma vez que nesse desenvolvimento envolve a alimentação, a genética dos pais, o sexo da criança e outros fatores, até mesmo a água que ele ingere.

A criança de 0 a 3 meses de vida – podemos considerar muito normal que a criança ao nascer tenha uma aparência mais inchada, mas isso, tende a normalizar ainda nos primeiros dias de vida, com o bebê chegando a perder até 10% do peso que possuía ao nascer, e isso acontece porque os excessos de liquido presente no corpo que causam o inchaço são logo eliminados pelas fezes e urina.

Mas chegando aos 10 dias de vida, a criança já terá recuperado todo esse peso perdido, uma vez que em geral elas ganham até 1 kg em cada mês de vida, podendo crescer até 3 centímetros a cada 30 dias. ( Confira aqui no link nosso post sobre Cortinas Para quarto de Bebê já que o assunto é sobre bebê ).

A criança dos 3 aos 6 meses de vida – com 3 meses de vida é muito provável que alcance pelo menos o dobro do peso que tinha quando nasceu, porém, como ele nessa idade já se movimenta mais, perde bastante energia, e com isso, a partir de agora já não vai ganhar tanto peso quanto ganhava até chegar ao terceiro mês de vida. O seu peso agora vai variar entre 400 e 700 gramas a mais para cada mês de vida, podendo crescer os mesmos 3 centímetros por mês.

tabela de pesos do bebê feto na gravidez

tabela de pesos do bebê gestação

A criança dos 6 aos 12 meses de idade – depois de 12 meses de vida o peso da criança deve chegar a 3 vezes mais, mesmo porque ele já come melhor. O normal nessa idade de vida é que a criança tenha um aumento de 400 a 700 gramas a cada mês, porém já não cresce tanto podendo ter um acréscimo de até 2 cm a cada mês. ( Temos um post sobre Lembrancinhas para chá de bebê feminino e masculino para você se inspirar ).

Não devemos esquecer esses dados nunca são exatos assim, mesmo porque, como já citamos, o desenvolvimento de cada criança varia bastante por conta de vários fatores, mas o importante é que os pais se baseiem na devida tabela, deixando para se preocupar apenas se acaso houver uma diferença mais drástica tanto para mais como para menos.

A criança dos 12 aos 18 meses – nessa fase da vida, a alimentação da criança é mais variada, porém ela é mais esperta e com isso perde bastante energia. Por isso, a tendência não é aumentar muito o seu peso, sendo que o normal não excede a 250 gramas a cada mês, enquanto que a sua estatura pode aumentar até 2 centímetros mensalmente.

Com uma tabela de peso e altura para o bebê, os pais podem conferir a cada mês como está o desenvolvimento da criança. Tanto o peso como a altura para cada idade da criança tem o valor mínimo e máximo.

tabela de pesos do bebê meninos e meninas

tabela de pesos do bebê peso e altura

Então, na hora da conferência desses dados, se tanto o peso como a altura do bebê estiver entre os valores mínimo e máximo, ou seja, um valor normal, existe poucas possibilidade de a criança ficar doente, porém se acaso o peso ou a altura estiverem fora dos limites mínimo e máximo, isso é motivo de preocupação por parte dos pais que precisam levar essa criança ao médico para saber o que pode estar acontecendo. ( E para te ajudar mais ainda preparamos dicas de Convites para Chá de bebê para você se inspirar ).

É importante que os pais levem a criança ao pediatra pelo menos 1 vez por mês durante os primeiros anos de vida, mesmo que a criança esteja se desenvolvendo dentro de sua normalidade, pois nunca existe uma garantia de 100% que tudo esteja bem com a criança que ainda está aprendendo a viver.

As tabelas de pesos e medidas não se restringem apenas aos bebês, elas são indicadas para acompanhar a saúde das crianças em toda a infância, adolescência, juventude e também na idade adulta.

Por isso, é importante se conscientizar que em qualquer fase da vida o ser humano precisa ter uma média de peso para ter saúde, sendo que a preocupação deve ser ainda maior se o peso estiver mais alterado para mais.