Tapete de oração muçulmano opções indicadas

O tapete de oração muçulmano é extremamente importante, pois a comunidade muçulmana precisa orar cinco vezes durante o dia, e para isso, eles precisam ajoelhar-se e curvar-se ao chão como que beijando-o, estejam onde estiverem em cada momento da oração, e, nesse caso, o tapete é usado para que eles sintam-se mais confortados.

Sabe-se que os muçulmanos conservam certos costumes que chegam a ser exagerados, porém devem ser respeitados e ao se ajoelharem em cima desse tapete, eles se mantêm em local limpo para a oração, uma das exigências para que as orações sejam aceitas.

Além disso, ao posicionar o tapete em um local antes da oração, esse local precisa estar limpo e esse tapete precisa estar voltado para a cidade de Meca, que fica situada no lado oeste da Arábia Saudita.

Os tapetes são necessários por causa das crenças muçulmanas, mas assim como para usar nas orações, também são usados em outras situações, apenas recebem um cuidado todo especial em sinal de respeito a essas crenças e isso inclui também a maneira de guardar o tapete após cada uma das orações do dia.

tapepte de oracao verde muculmano 420x272 - Tapete de oração muçulmano opções indicadas
tapete de oracao muculmano 420x420 - Tapete de oração muçulmano opções indicadas
tapete islama muculmano - Tapete de oração muçulmano opções indicadas
tapete islamico de oracao - Tapete de oração muçulmano opções indicadas

Esses tapetes funcionam como um terreno santo para os fiéis muçulmanos que se encontram longe de casa. Suas medidas variam de 0,60 a 1,20 m de largura por 1,20 m a 2,40 m no comprimento e trazem características geométricas que lembram uma mesquita, com isso, o adorador cada momento de orar tem a impressão de estar no grande templo, mesmo estando longe dele.

Esses tapetes se tornaram tão importantes na cultura muçulmana que a princípio não eram fabricados para serem comercializados, mas com as peças eram estendidas a todas as classes sociais, e somente os paupérrimos é que não tinham acesso a eles, uma vez que tinham valores bem acessíveis para que a grande maioria da população pudesse tê-los em casa.

Esses tapetes com valores muito altos, em geral são confeccionados a mão quando os fios são esticados sobre um tear para receber amarras, seguindo-se uma fileira depois outra, e somente depois de terminado é que recebe o acabamento com a retirada dos excessos para confirmar o tamanho.

Quanto mais nós o tapete apresentar, mais valioso ele é e também mais delicado sendo que alguns modelos chegam apresentar até 500 nós por centímetro quadrado, com uma verdadeira riqueza de detalhes.

Esses tapetes também conhecidos por Tapete Oriental originou-se entre os povos Nômades da Ásia Central e a sua principal referencia é com respeito a esses povos que viviam errantes pelo grande deserto, mas essa arte é responsabilidade principalmente das mulheres, uma vez que aos homens cabia a responsabilidade de fornecer a lã e o fio.

Quando as mulheres tinham tempo livre ainda ensinavam as crianças e adolescentes à arte de fiar, tingir e tecer os próprios tapetes.

Como já citamos esses tapetes predominam as formas geométricas, uma vez que o mundo islâmico condena a figura de pessoas ou animais como representação artística, mas existem algumas divergências por parte dos turcos, e com isso, é um pouco raro, mas existem alguns modelos com figuras tanto de humanos como de animais.

Um detalhe curioso encontrado nesses tapetes é que a forma como são feitos os nós podem denunciar a origem do tapete, sendo que os modelos mais comuns encontrados em nossos dias apresentam o nó persa e o nó turco que não são nada semelhantes.

tapete islamico para oracao vermelho e amarelo - Tapete de oração muçulmano opções indicadas
tapete muculmano de oracao retangular 420x558 - Tapete de oração muçulmano opções indicadas
tapete oracao islamica arabe 420x539 - Tapete de oração muçulmano opções indicadas
tapete vermelho de ora%C3%A7%C3%A3o muculmano - Tapete de oração muçulmano opções indicadas

Entre algumas comunidades muçulmanas, os tapetes de oração são usados para cobrir áreas sagradas dentro de Mesquitas e também Capelas Funerárias, e ainda são muito bem valorizadas pelos príncipes, graças aos lindos detalhes que podem apresentar.

Tempo de existência – existem alguns relatos de que os primeiros tapetes de oração foram tecidos no século 8, mas, Marco Pólo em uma de suas viagens pela Ásia chegou a relatar sobre esses tapetes, isso no final do ano 1200.

Itens de luxo – esses tapetes são reconhecidos como verdadeiros itens de luxo pelo povo europeu e por conta da Revolução Industrial permitindo uma produção em massa, usando-se os corantes sintéticos na fabricação, esses tapetes também se tornaram acessíveis a classe média.

Fonte de renda – por conta da fama que esses tapetes fizeram com a procura especialmente pelos europeus, já em 1914 existiam 60 mil turcos que trabalhavam na produção industrial do mesmo.

Fama – como podemos perceber esses tapetes que aparentemente teriam tudo a ver com a fé islâmica, já existiam na Turquia muito antes da chegada do islamismo no país. Os motivos para a fama que apresentam é muito mais do que religiosos.

Devido à beleza de detalhes artesanais que oferecem e a alta qualidade do material empregado na confecção, esses tapetes são os mais cobiçados do mundo, mesmo com os valores altos cobrados por cada peça.

Modelos de tapetes – hoje esses tapetes são oferecidos no mercado em três tipos básicos trazendo lã com lã, seda com seda e lã com algodão, sendo que os modelos mais baratos tingidos com tinta natural são os fabricados com a pura lã que apesar de valiosos, tem um desenho geométrico mais simples.

Leia também:
Tapete para SALA, como escolher, modelos e cores

TAPETE PARA SALA VERMELHO, MARROM E PRETO veja como decorar

TAPETE LISTRADO PARA SALA, como deixar esse ambiente bem decorado

Tapete passadeira para Diversos Ambientes da Casa

Como fazer Borboleta de crochê veja passo a passo