Como lavar roupas sem encher de pelinhos, passo a passo


Saber como lavar roupas sem encher de pelinhos pode livrar muitas donas de casa do prejuízo, pois bem sabemos que quando isso acontece, dependendo da situação, essas roupas perdem o valor e logo precisam ser descartadas, tudo acontecendo devido a descuidos que poderiam não ocorrer.

Para evitar esses problemas, uma das regras é separar as roupas pretas das roupas coloridas ou brancas antes de por para lavar, pois as peças pretas são as que mais atraem as bolinhas e pelos, além disso, será melhor colocá-las do lado avesso antes mesmo de irem para a máquina de lavar.

Também para saber como lavar roupas sem encher de pelinhos é imprescindível que a máquina seja higienizada pelo menos uma vez por mês, do contrário ela vai encher de sujeira proveniente dos excessos de gordura do sabão e passará tudo para as roupas.

E se acaso mesmo assim acontecer desses pelos aparecerem, esfregue com cuidado uma esponja de cozinha com o lado tipo Bombril sobre a peça afetada que em poucos minutos sairá tudo.

Em alguns casos poderá ser preciso lavar algumas peças sem o uso da máquina, por isso, tenha um pouco de paciência, mas se você acertar nessas dicas, cuidando especialmente em manter a máquina limpa e não misturar as peças de roupas pretas com outras, esse problema deixará de acontecer.

Ainda para aprender como lavar roupas sem encher de pelinhos, faça uma classificação de roupas para lavar, separando as peças mais sujas das peças mais limpas, e deixe para lavar as mais sujas no final.

Separando as roupas Corretamente

No momento de separar as roupas para lavar, é importante classificá-las tanto por cor como pela espécie de tecidos, pois isso, é muito importante para evitar manchas ou um desgaste maior dos tecidos.

Classifique as peças de roupas da seguinte forma:

  • Lave os lençóis de cama e fronhas,separados de outras peças, isso evitará que elas fiquem emboladas com outras roupas,
  • Lave as peças de lingeries que são mais delicadas à mão e em água fria, evite lavar na máquina,
  • Cuidado para não misturar peças de roupas que soltam pelos com outras peças de roupa,
  • Separe as peças de roupas brancas daquelas coloridas para evitar que manchem,
  • Procure lavar as peças em Jeans separadamente, nunca com outros tecidos mais finos,
  • Toalhas de roupas também devem ser lavadas apenas com outras peças parecidas. Toalha de chão também podem ser incluídas desde que sejam ensaboadas e torcidas previamente.
  • Outras peças íntimas podem ser lavadas com peças de roupas com tecidos mais leves,
  • Evite lavar os panos de limpeza na máquina. Se acaso for necessário, faça uma primeira lavagem a mão, deixando de molho por algumas horas, para retirar os excessos da sujeira.
  • Peças mais sensíveis como o sutiã devem primeiramente serem abotoados para não torcerem ou se prenderem em outras peças de roupas. Também para evitar riscos de estragar a peça, uma boa ideia é usar os saquinhos protetores para roupas ou então colocá-lo dentro de uma fronha de travesseiro.

Lavando Na Máquina Corretamente

Em nossos dias, colocar as roupas para lavar é muito fácil, pois o próprio eletrodoméstico já oferece mais praticidade. Proceda da seguinte forma:

  • Leve em consideração o nível de sujeira que as roupas apresentam – peças mais encardidas precisarão de um programa de lavagem mais longo e, nesse caso, até a agitação será mais intensa. Nesse caso, programe a máquina para o ciclo correto que também vai apresentar o tempo de molho, justamente para remover a sujeira mais intensa.

Algumas marcas de lavadora ainda oferecem a função Tira-manchas que favorecem para retirar as manchas e lavar as roupas brancas amareladas sem a necessidade de esfregar.

  • Quando as roupas a serem lavadas não estiverem tão sujas, podemos optar pelo ciclo rápido de lavagem que também ajuda a preservar as roupas que desbotam facilmente. Com esse ciclo de lavagem, também podemos economizar a energia e evitar um desgaste maior para a máquina.

Peças de roupas mais pesadas como acontece com os tapetes e edredons, por exemplo, devem ser lavadas no ciclo mais longo para que  o trabalho fique de fato satisfatório.

Ainda com respeito às roupas de bebê, tecidos finos ou mesmo as peças íntimas, o correto é escolher um ciclo leve para evitar que estas estraguem, sempre com o cuidado de separá-las de peças de roupas mais pesadas.

Para maior garantia, uma dica muito útil é colocar essas peças dentro do saco protetor ou colocá-las dentro de uma fronha fechada, para deixá-las mais protegidas.

Sem desbotar e pegar pelo

  • Antes de colocar as roupas para lavar, certifique-se de que elas estão bem classificadas, com as peças claras separadas das peças escuras. Além disso, é necessário, separar as peças de lã daquelas que soltam felpas, como é o caso das toalhas.

Outra dica é colocar as peças de roupa todas do lado avesso antes de por para lavar.

  • Para evitar que as peças escuras desbotem, lembre-se de programar um ciclo de lavagem mais leve e se a sua máquina ainda oferecer a opção em água quente, ajuste a temperatura para não danificar o tecido deixando-o com um aspecto de envelhecido.
  • Fique atento para a quantidade de sabão e amaciante que será usado, pois os excessos desses produtos também contribuem para manchar as roupas. Tire um tempo para conferir as recomendações impressas na embalagem dos produtos que serão utilizados.

Além dos cuidados no momento da lavagem, é importante cuidar com o momento de estender as peças de roupas escuras para secar, pois elas não devem ser secadas ao sol.

Com os devidos cuidados na lavagem, as peças de roupas se renovam

O sabão em pó e Amaciante certos

Com várias opções em marcas no mercado, o sabão em pó como também as opções em amaciantes são todos desenvolvidos para lavar e tirar as manchas da roupa, mas para que os resultados de fato, sejam alcançados, é importante saber usar os produtos.

Por isso, antes de tudo, é importante conferir as instruções do fabricante encontradas nas embalagens, lembrando que em hipótese alguma, deve-se colocar o produto diretamente sobre as peças de roupas.

Crie o hábito de usar um dosador, isso vai contribuir para sua economia e ainda garantir que as peças de roupas fiquem bem lavadas sem riscos de danificá-las.

Uma bolinha que faz milagres na retirada de pelos das roupas

O rolinho tira pelo da roupa

Se mesmo com todos os cuidados para que as peças de roupas não fiquem com os pelos após a lavagem, o problema persistir, ainda existe uma solução. Trata-se do rolinho que podemos encontrar no mercado com a função de retirar os pelos da roupa seca.

Nesse caso, com o rolo em mãos, é só estender a peça de roupa sobre uma mesa  passar o rolo por toda a sua extensão. Esse mesmo acessório pode ser usado para retirar pelos de tapetes e estofados.

Faça suas pesquisas no mercado e conheça de perto esse acessório e então, decida-se pelo que mais lhe convir.