Tomar Anticoncepcional Sem fazer pausa emendado, Faz mal? Entenda


O objetivo de tomar pílulas contraceptivas, é principalmente, o fato de evitar uma gravidez. Essa é uma ideia normalmente pensada à primeira vista, mas que pode ir mais além. E por isso vamos falar sobre Tomar Anticoncepcional Sem fazer pausa emendado, Faz mal?

O que você acha?

Normalmente o contraceptivo é usado a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, e seguido até o fim da cartela, tomando todos os dias, preferencialmente no mesmo horário para garantir efetividade.

Estes anticoncepcionais são encontrados em cartelas de 21, 24 e 28 pílulas, e geralmente são à base dos hormônios sintéticos progesterona e estrogênio. E claro, tem o objetivo de interromper o fluxo menstrual também. Mas e aí? Até onde é seguro?

Pílulas de 21 dias

São muitos os contraceptivos que chegam em cartelas de 21 comprimidos, entre eles podemos citar alguns dos mais conhecidos como:

  • Selene
  • Diane 35
  • Yasmim

Estes devem ter um intervalo de 7 dias entre uma cartela e outra, quando a mulher não toma a pílula. E, A cartela seguinte deverá ser iniciada no 8º dia.

Pílulas de 24 dias

Nesta versão de contraceptivos temos alguns como o Mirelle e o Yaz. Para quem toma este contraceptivo a parada deve ser de 4 dias entre uma cartela e outra, devendo ser começada no 5º dia a seguinte.

Existem algumas marcas que trazem a cartela com 4 comprimidos de outra cor no final que são os com efeito placebo, sem hormônios, e neste caso, a próxima cartela deverá ser iniciada logo em seguida.

Pílulas de 28 dias

O Cerazette é o mais conhecido desta linha de anticoncepcionais com 28 pilulas na cartela.

Este é o contraceptivo de uso contínuo, no qual, uma cartela é tomada em seguida da outra, sem interrupção.

Neste método, anula-se a possibilidade de menstruar, porém, pode acontecer pequenos sangramentos durante o mês.

Importante: Caso aconteça de esquecer de tomar a pílula 1 dia, pode acontecer de a mulher ovular e especialmente se manteve relação sexual sem proteção, poderá até acontecer uma gravidez.

Por que é importante menstruar?

Hoje são milhares de mulheres que se utilizam de contraceptivos como as pílulas todos os dias, mas é importante usar de bom senso e perceber que apesar de estas trazerem alguns benefícios sim, para as mulheres, também trazem efeitos que vão muito além do controle da fertilidade, e é preciso ficar atenta.

Queira ou não, as pílulas acabam interferindo na saúde geral do corpo da mulher, pois o fato é, que não existem remédios que não tragam efeitos colaterais e riscos.

Agora, respondendo a esse questionamento, podemos fazer outra pergunta: ‘Se a menstruação é um processo natural, porque não seria importante?’

O fato é que apesar de todo o desconforto e transtornos que a menstruação causa, ela se faz necessário, e está fazendo coisa incríveis pelo seu corpo. Veja:

Retarda o envelhecimento – Considerada uma faxineira do organismo feminino, a menstruação expele as bactérias do sistema reprodutor, e libera o excesso de ferro do organismo que é um facilitador dos radicais livres, diminuindo riscos cardiovasculares, derrames e de Mal de Alzheimer. Isso tudo, segundo um especialista em longevidade Thomas Perls, americano.

Melhora a libido – Segundo estudos a libido feminina aumenta durante a menstruação.

Relaxa e reduz as frustrações – sabe-se do papel do fígado na disposição do corpo, e quando as mulheres ficam com a energia do fígado estagnada, acabam se tornando irritadas, nervosas e frustradas. Quando a menstruação é liberada, também é liberada a energia do fígado, o que deixa a mulher mais tranquila.

Cuidados pessoais – muitas mulheres acabam cuidando mais de si durante o período menstrual.

Informações sobre a saúde do corpo – A menstruação regular pode indicar de que seu corpo está funcionando perfeitamente, especialmente quando se trata dos hormônios e tireóide. Ela também diz se você está bem, nem muito gorda nem muito magra.

Faz mal ficar sem menstruar?

O problema está justamente nessa dúvida cruel que permeia a mente da maioria das mulheres quando pensam em parar a menstruação, ‘Fal mal ficar sem menstruar?”.

O fato é que como já comentamos acima, o ato de menstruar tem uma FINALIDADE para o corpo da mulher, senão fosse assim, Deus não teria deixado isso naturalmente.

Em primeiro lugar, ficar sem menstruar diminui a libido, mas por outro lado pode diminuir a tensão da TPM, o inchaço, humor e pode melhorar a condição dos cabelos e pele.

Casos em que pode ser saudável

O fato é que depende do caso, pois muitas mulheres sofrem muito com os sintomas da TPM e menstruação, e acabam fazendo desses dias um tormento.

Especialmente mulheres propensas a miomas, endometriose, pólipos e câncer de mama, e ainda a dores abdominais, cólicas, enjoo, enxaquecas, podem fazer uso de métodos que aliviam e protegem contra esses problemas.

A mulher também se livra de desenvolver anemia por carência de ferro no organismo e infecções pélvicas.

Como benefício ainda ganha qualidade de vida e mais disposição e bom humor.

Em suma, apesar de ainda haver tanta divergência de ideia entre os próprios especialistas neste assunto, o fato é que Tomar Anticoncepcional Sem fazer pausa emendado, Faz mal?, é algo bastante relativo, e vai depender muito de pessoa para pessoa. Daí a importância de consultar o médico.